Ricardo Parreira, CEO da PHC Software
«São as pessoas que fazem as empresas.»

Na liderança de uma tecnológica portuguesa com forte presença internacional, a PHC Software, Ricardo Parreira fala de um negócio que assenta na tecnologia e nas pessoas. «Porque são as pessoas que fazem as empresas», diz, enfatizando: «A tecnologia é fundamental para as pessoas serem realmente produtivas, pois se assim não for as pessoas não evoluem.»

Texto: Redação «human» Foto: DR

.

Quais são os principais desafios da PHC, ligados a inovação e tecnologia?

Queremos ser uma AI First Company. Isto implica que as pessoas se habituem à nova tecnologia e, acima de tudo, que pensem na tecnologia como parte dos seus processos de trabalho. O que é que isto implica? Um reskill muito grande. Mas, no essencial, os nossos grandes desafios passam por manter a liderança no mercado de software com soluções inovadoras adaptadas ao nosso cliente. Queremos continuar a integrar sempre estas novas tecnologias, como a inteligência artificial, e responder de uma forma eficaz às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes. Portanto, os nossos desafios são manter a PHC Software na frente da inovação e utilizar a tecnologia para facilitar a vida às empresas. 

Como integram esses desafios com a vossa estratégia de recursos humanos?

Acreditamos que a gestão de recursos humanos é algo difícil e que precisa de dados e acompanhamento constante. A melhor forma para o conseguirmos é utilizando a tecnologia. O que é preciso, além disso? É preciso investir em formação e no desenvolvimento de capacidades tecnológicas para as pessoas poderem evoluir e, acima de tudo, inovar. 

É necessário promover uma cultura de inovação, pois as pessoas são resistentes à mudança. Temos de quebrar essa resistência e, também, promover a criatividade entre todas as pessoas da empresa. Também me parece inevitável que todos os objetivos na área de recursos humanos estejam alinhados com os objetivos de inovação da empresa. Para isso, os recursos humanos têm de fazer parte do negócio.Por fim, há uma parte muito importante numa AI First Companyque é trazer a tecnologia para o dia a dia de todas as pessoas. Temos de encontrar use cases de inteligência artificial para integrar no trabalho das pessoas e conseguir que elas desempenhem o seu trabalho melhor e mais rápido – é o que temos feito, identificando dezenas de cenários onde as nossas ferramentas de inteligência artificial generativa podem ajudar. Estimamos que possibilitem fazer em três dias o que até hoje se fazia em cinco, e só por isso o possível ganho de produtividade é enorme.

«A PHC procura, acima de tudo, pessoas com aptidão tecnológica e paixão. Paixão pelo seu trabalho, paixão por inovação, paixão pela gestão e paixão pelo que designamos de better management for a happier people

Que tipo de pessoas e de competências procuram?

A PHC procura, acima de tudo, pessoas com aptidão tecnológica e paixão. Paixão pelo seu trabalho, paixão por inovação, paixão pela gestão e paixão pelo que designamos de better management for a happier people. Pretendemos pessoas com capacidade para se adaptarem às mudanças. O Mundo está em constante mudança, portanto, uma capacidade de adaptação e aprendizagem contínua e autoconsciência é absolutamente vital nas pessoas que aspiramos ter na nossa empresa. Também precisamos de pessoas com espírito de equipa porque ninguém faz nada sozinho. Temos de trabalhar em equipa para irmos mais longe, aproveitando desta forma a inteligência coletiva. Em suma, termos pessoas com a capacidade de trabalhar em projetos complexos e com um bom espírito de equipa é fundamental na PHC.

Como caracteriza, grosso modo, os tipos de perfis de pessoas que têm na empresa?

Na PHC temos, acima de tudo, profissionais altamente qualificados e muito comprometidos com a excelência do nosso software. Temos colaboradores criativos, proativos e com foco na resolução de problemas. É uma equipa diversificada do ponto de vista cognitivo com diferentes experiências e perspetivas sobre os assuntos. Acreditamos que é daí que vem a nossa inteligência coletiva. Por fim, é-nos muito importante que as pessoas da PHC tenham respeito pelo próximo. É fundamental tratar bem o próximo e incorporar os valores da PHC no dia-a-dia: Adapt & Grow, Make an Impact e Cool But Pro. Queremos pessoas que sejam descontraídas, mas profissionais, que se adaptem e, ao mesmo tempo, cresçam.  Queremos sobretudo pessoas preocupadas em criar impacto nos nossos parceiros, nos nossos clientes e também na sociedade.

Como olha para o seu desafio na gestão do capital humano, tendo em conta as vertentes tecnologia e pessoas?

Atualmente, o mais difícil na gestão de capital humano é equilibrar a necessidade de competências técnicas com competências humanas. E como se pode fazer isto? Primeiro, é tão importante eu saber aprender como é importante eu tratar bem o outro, saber colaborar, saber trabalhar em equipa. Depois, temos de fomentar o ambiente de trabalho que valorize tanto a inovação quanto o bem-estar. É um equilíbrio e é um desafio na gestão do capital humano. Por fim, temos de desenvolver líderes capazes de gerir equipas tecnologicamente avançadas e humanamente comprometidas. Os líderes fazem toda a diferença numa organização como a PHC e a gestão do capital humano depende muito da qualidade da liderança. Uma combinação entre tecnologia e pessoas é vital para alcançarmos os nossos objetivos, 

«Queremos que as empresas sejam melhores, pois se isto for uma realidade os países vão ter melhores condições. O que significa que as pessoas que lá trabalham, bem como os clientes, os fornecedores, vão ter uma vida melhor. Serão pessoas mais felizes.»

Em que medida o negócio da PHC assenta na tecnologia? E nas pessoas?

Na verdade, o negócio da PHC assenta totalmente na tecnologia e nas pessoas. Porque são as pessoas que fazem as empresas. As empresas são as pessoas. A tecnologia é fundamental para as pessoas serem realmente produtivas, pois se assim não for as pessoas não evoluem. Portanto, o nosso propósito passa por trazer melhor gestão através da tecnologia, e possibilitando a implementação de boas práticas que contribuem para o bem-estar e, consequentemente, maior felicidade às pessoas. A tecnologia é cada vez mais o núcleo do negócio. Costumamos dizer every business is a software business. Por isso, assentamos esta ideia no desenvolvimento das nossas soluções de gestão. As pessoas são fundamentais, tanto do nosso lado, para termos criatividade, inovação e conhecimento, como do lado dos nossos clientes que vão aproveitar a tecnologia que desenvolvemos. O equilíbrio entre a tecnologia e o talento humano, é a chave para o sucesso de qualquer empresa hoje.

Podemos dizer que estas são as duas vertentes mais importantes para a generalidade das empresas, no tempo que vivemos e no que perspetivamos para o futuro?

A tecnologia e as pessoas são os pilares cruciais para qualquer empresa moderna. O atendimento ao cliente, a criatividade, o pensamento estratégico, tudo isto depende das pessoas. A otimização dos processos e a execução dos processos com excelência depende da tecnologia e das pessoas. 

Os recursos humanos são claramente pilares cruciais para uma empresa moderna. Estas vertentes são essenciais para a inovação, para crescer, para satisfazer os clientes, para atingir os objetivos e para toda a nossa competitividade. A integração harmoniosa da tecnologia com o capital humano traz um futuro de sucesso para as empresas. As empresas que não investem em tecnologia e que não dão atenção ao capital humano, correm sérios riscos de serem ultrapassadas pelas organizações que investem nos seus colaboradores. E vemos isso diariamente.

O vosso propósito tem muito a ver com tecnologia e pessoas…

É importante explicar o nosso propósito:better management for a happier people e tudo o que isso significa para tecnologia e pessoas. Queremos que as empresas sejam melhores, pois se isto for uma realidade os países vão ter melhores condições. O que significa que as pessoas que lá trabalham, bem como os clientes, os fornecedores, vão ter uma vida melhor. Serão pessoas mais felizes. Na PHC valorizamos a contínua evolução e adaptação. Queremos manter a empresa sempre à frente das tendências do mercado e trazer o melhor da tecnologia para garantir aos nossos clientes o melhor da gestão. A PHC compromete-se com a felicidade e o desenvolvimento pessoal e profissional das suas pessoas, que enfatiza a importância de um ambiente de trabalho inclusivo, e isso é crucial para o nosso sucesso e o de todos os que nos rodeiam.

.

»» Ricardo Parreira é chief executive offficer (CEO) da PHC Software e autor do livro «Gestão Descontraída, mas Profissional». É apaixonado por liderança, estratégia de negócios e cultura empresarial. À frente da empresa há quase 35 anos, Ricardo Parreira impulsionou a criação de um ecossistema de cultura empresarial que possibilita que as pessoas que nela trabalham se sintam mais felizes, motivadas e consequentemente mais produtivas.

A PHC Software é uma multinacional portuguesa especialista em software de gestão. Fundada em 1989, tem mais de 36 mil clientes em mais de 25 países e cerca de 166 mil utilizadores de software. Com escritórios em Lisboa, Porto, Madrid, Lima, Luanda e Maputo, é reconhecida por ter um produto que se adapta às necessidades das empresas, e conta com uma rede de 450 parceiros certificados que fornecem apoio próximo e especializado. Tem 262 colaboradores que trabalham para criar soluções inteligentes, adaptáveis, apelativas e completas – que proporcionam flexibilidade ao dia-a-dia das empresas e aceleram a tomada de decisão. Better management for happier people é um dos conceitos que fazem parte da cultura empresarial PHC, que tem o foco na felicidade e no bem-estar dos colaboradores. Ao longo dos anos, a empresa tem sido distinguida com diversos prémios ao nível da felicidade no local de trabalho, dos processos de gestão e das melhores práticas de recursos humanos, e está na lista das melhores empresas para trabalhar em Portugal.