Hitachi Solutions

Valorizar e incentivar o trabalho em equipa

Texto: Redação «human» Foto: DR

Na Hitachi Solutions, destacamos a aprendizagem contínua como um pilar fundamental da nossa estratégia. O nosso crescimento, desde 2017 até hoje, tem sido impulsionado pelo programa de Learning & Development, especialmente concebido para jovens recém licenciados e mestres. Este programa, renovado anualmente em setembro, fornece todas as ferramentas e apoio necessários para uma transição suave entre a vida académica e a vida profissional, promovendo assim a construção de carreiras de sucesso.» A afirmação é de Ana Vale, head of human resources da consultora tecnológica, que assinala o quanto «é gratificante testemunhar a progressão dos membros da equipa, muitos dos quais iniciam o seu trajeto na empresa logo após a formação universitária, transformando-se em profissionais confiantes que contribuem de forma significativa para o sucesso da Hitachi Solutions». Ana Vale destaca ainda o facto de muitos membros da equipa ocuparem posições de liderança em projetos internacionais cruciais e também o investimento na melhoria das instalações, o que culminou na atual localização, «um espaço notável, projetado para promover o bem-estar e a produtividade dos colaboradores».

Segundo a responsável, a estratégia para a gestão de pessoas tem evoluído com um foco crescente na inclusão dos membros da equipa na tomada de decisões e na promoção da participação de todos. A Hitachi Solutions promove a participação ativa dos seus consultores na estratégia da empresa em áreas-chave, como Cultura, Responsabilidade Social, Recrutamento, Retenção e Formação. «Esta abordagem cria um ambiente onde os colaboradores se sentem envolvidos e motivados a contribuir para o sucesso da empresa», explica, para logo adiantar: «Estamos comprometidos em continuar a desenvolver esta cultura participativa, pois reconhecemos que é fundamental para impulsionar a inovação, a colaboração e o crescimento sustentável a longo prazo.»

Falando dos desafios que mais têm impactado a estratégia para a gestão das pessoas, Ana Vale começa por dizer que lidam com «a tarefa de nutrir uma equipa bastante jovem e muito motivada». Ou seja: «Sermos capazes de proporcionar oportunidades de aprendizagem e desafio constantes nem sempre é fácil. Assim, mantemos vários canais de comunicação regulares que nos permitem compreender as expectativas e ambições dos membros da equipa e apoiar o seu desenvolvimento de forma eficaz. Questões sociais, como a diversidade e a inclusão, também estão a influenciar a nossa abordagem, para garantir que temos uma força de trabalho diversificada e representativa.» Depois, além dos desafios relacionados com o desenvolvimento da equipa, fala da preocupação ambiental e da sustentabilidade, que têm tido um impacto significativo na estratégia de gestão de pessoas da empresa. «Reconhecemos a importância de adotar práticas empresariais responsáveis que não apenas beneficiem a nossa organização, mas também o meio ambiente e a sociedade em geral», partilha.

Pessoas, clientes e negócio

A Hitachi Solutions assenta a sua estratégia global em três pilares: Pessoas, clientes e negócio. «Reconhecemos a importância de equilibrar esses elementos para garantir o sucesso geral da organização e compreendemos que negligenciar qualquer um desses aspetos pode ter um impacto adverso sobre os outros», explica Ana Vale. E adianta: «Cultivamos uma cultura de solidariedade e colaboração, onde o trabalho em equipa é altamente valorizado e incentivado. Orgulhamo-nos de ser reconhecidos como um excelente local de trabalho, onde as pessoas são tratadas com equidade e respeito. Criamos um ambiente inclusivo e positivo, onde todos os colaboradores se sentem valorizados e respeitados, contribuindo assim para a conexão entre indivíduos e o sucesso dos negócios.»

Em 2023, foi criada na empresa uma equipa de employer branding para destacar a experiência diferenciada que proporcionam aos colaboradores. «Ao longo do ano», detalha Ana Vale, «criámos o nosso employer value proposition, reformulámos os materiais utilizados nas feiras de emprego e melhorámos a nossa abordagem nas diversas fases do processo de recrutamento». Mais: «Reforçámos o conjunto de atividades direcionadas para o employee engagement e fortalecemos a nossa presença nas redes sociais. Embora recente, os resultados são claros: houve um aumento na quantidade e na qualidade de candidatos às nossas ofertas de emprego.»

Já este ano, foi introduzido um plano de pensões. «Apesar de termos uma equipa com uma média de idades de 27 anos, ainda longe da idade da reforma, acreditamos que investir no futuro financeiro dos colaboradores fortalece a empresa, proporcionando segurança e tranquilidade ao longo do seu percurso profissional e mais além», explica a responsável. A medida foi muito bem recebida e as expectativas são de que contribua significativamente para a satisfação e a retenção de talentos. Numa tecnológica, como a Hitachi Solutions, os desafios da Inteligência Artificial (IA) são vistos como «uma oportunidade para complementar e potenciar as habilidades humanas», refere ainda Ana Vale, já a concluir. «Estamos na linha da frente na implementação de novas tecnologias e investimos em formação para garantir que nossa equipa está preparada para trabalhar em colaboração com tecnologias emergentes, garantindo que o capital humano continua a ser uma vantagem competitiva para a empresa.»

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