McDonald’s

Proximidade e parceria

Texto: Redação «human» Foto: McDonald’s Portugal

«Enquanto marca glocal, é localmente que a McDonald’s atua, e esta é sem dúvida a força da marca», começa por assinalar Sofia Mendoça, diretora de recursos humanos da empresa em Portugal, referindo ainda que o sucesso do negócio assenta naquilo a que chamam «banco de três pernas», suportado por franquiados, colaboradores e fornecedores. «Isto reflete a forma como priorizamos a criação de relações de proximidade e de parceria», enfatiza, destacando o modelo de franchising no qual a McDonald’s opera. «Em Portugal, os 200 restaurantes da marca são maioritariamente operados por franquiados e franquiadas, que contribuem para a relevância local da McDonald’s, ao escutar e responder às necessidades identificadas em cada região, promovendo o verdadeiro envolvimento com as comunidades.»

A responsável vê com orgulho o percurso feito em conjunto com os franquiados, ao longo de mais de 30 anos no país. A McDonald’s é hoje uma marca com fortes raízes locais, contribuindo diariamente para a dinamização da economia nacional e local, nomeadamente ao criar emprego nas regiões onde estão presentes os seus restaurantes e, por sua vez, ao fomentar a qualificação de talentos. «Somos um dos maiores empregadores do país, com uma equipa de mais de 10.000 colaboradores, maioritariamente recrutados localmente», refere Sofia Mendoça, assinalando que «enquanto marca líder no sector» é com sentido de responsabilidade que olham para o caminho feito e planeiam o futuro. Mais: «Para que a marca e o negócio cresçam de forma sustentada e responsável, servindo a melhor qualidade aos clientes e criando impacto positivo nas comunidades onde estamos presentes, temos, em primeiro lugar, de investir naqueles que connosco geram valor, proporcionando a melhor experiência possível às nossas equipas. E temos, por isso, um grande foco na gestão do nosso talento interno, atuando sempre com base nos valores históricos da McDonald’s, os da diversidade, da equidade e da inclusão.»

Para a responsável, o robustecimento de planos de formação e a maior aposta em planos de progressão, criando iguais oportunidades de crescimento junto de todos, a par da evolução dos benefícios oferecidos e da preocupação com a experiência das equipas, promovendo a segurança e o bem-estar, foram e são aspetos fundamentais na contínua evolução enquanto marca empregadora. «Reconhecemos que estamos não só a contribuir para a qualificação dos profissionais de hoje, como também para a formação dos futuros líderes», diz.

Retenção de talento

Desafio comum ao sector da restauração, a retenção de talento é um dos tópicos em destaque na McDonald’s. Daí a afirmação de Sofia Mendoça, de que «é fundamental «motivar os colaboradores – os principais embaixadores de qualquer marca – para que se sintam genuinamente comprometidos com a empresa, estimulados profissionalmente e realizados no seu trabalho». Na McDonald’s, frisa, «esta é uma premissa fundamental que orienta as nossas práticas, e tem havido uma evolução nesse sentido; promovemos iniciativas que contribuem de forma significativa para reforçar o espírito de equipa, bem como o sentimento de pertença à marca». Um exemplo é a recente participação (abril de 2024) de mais de 150 colaboradores da McDonald’s Portugal na convenção mundial da marca, em Barcelona, onde tiveram a oportunidade de, durante uma semana, representar Portugal perante mais de 15.000 pessoas. A par do salário e dos benefícios financeiros, da formação contínua, das oportunidades de progressão de carreira, do apoio ao desenvolvimento pessoal (por exemplo, através do programa de bolsas de estudo) e do bom ambiente de trabalho, a cultura da marca e as experiências que oferece são fatores chave na boa experiência dos colaboradores. Sofia Mendoça deixa claro que «um negócio não se faz sem pessoas», que «são elas que impulsionam a inovação, garantem a qualidade do serviço e constroem relações com clientes e parceiros, humanizando o propósito e os valores pelos quais a marca se orienta». Esta é a base de atuação da McDonald’s, reconhecendo e valorizando o desempenho e a entrega de cada colaborador, investindo no seu bem-estar, no seu crescimento pessoal e no seu desenvolvimento profissional. «A formação», explica a responsável, «é precisamente um ponto central na nossa gestão de talento, pois reconhecemos que com colaboradores mais qualificados conseguimos equipas mais motivadas e realizadas profissionalmente, sabendo que a boa experiência das equipas é fundamental para a boa experiência dos clientes».

Em Portugal, o centro de formação da McDonald’s proporciona mais de uma dezena de cursos em regime presencial, virtual e on job para diversos níveis, oferecendo mais de 300 mil horas de formação anuais. Paralelamente, o programa UP – Programa Nacional de Bolsas de Estudo McDonald’s, lançado a nível nacional em 2020, apoia financeiramente os colaboradores, incentivando-os a ingressar no ensino superior e/ ou concluí-lo. O valor de cada bolsa atribuída é, desde 2023, de 1.000 euros por ano letivo, sendo atribuídas em cada ano mais de 250 bolsas através do programa e de projetos complementares desenvolvidos nos restaurantes. «Esta aposta no desenvolvimento», complementa Sofia Mendoça, «traduz-se também numa melhor gestão das pessoas e do talento e na preparação de planos de progressão adequados, promovendo sempre oportunidades de crescimento dentro da empresa».

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