Norauto

Uma cultura de colaboração, confiança e compromisso

Texto: Redação «human» Foto: DeF

Apostando em soluções inovadoras no sector automóvel, no sentido de facilitar aos clientes a mobilidade do dia-a-dia, a Norauto destaca-se do ponto de vista interno, segundo a sua leader da área de recursos humanos, «pelo ambiente de trabalho humanista, pela cultura de proximidade e pelo excelente ambiente laboral». Fernanda Correia assinala ainda que «a gestão colaborativa promove a participação ativa dos colaboradores, criando um ambiente onde todos se sentem ouvidos, valorizados e motivados a contribuir para o sucesso da empresa».

A responsável fala com orgulho do percurso da empresa, fazendo notar o processo de transformação cultural e digital. «Foi fundamental para mantermos a nossa atratividade face ao mercado em constante evolução, ao mesmo tempo que garantimos agilidade e eficiência interna», diz. «Face à transformação do sector automóvel, adaptámo-nos às mudanças tecnológicas e às novas exigências de mobilidade sustentável. Ao mesmo tempo, reconhecemos e valorizamos os colaboradores, garantindo um ambiente de trabalho que promove a autonomia, a inovação e o crescimento profissional. Esta abordagem holística permite-nos estar na vanguarda do sector, oferecendo soluções inovadoras que antecipam as necessidades dos clientes e proporcionam um ambiente de trabalho gratificante e inspirador.»

Aqui não poderia deixar-se de parte a Inteligência Artificial (IA), que em relação ao capital humano Fernanda Correia reconhece como tendo «potencial para agilizar várias áreas», assinalando mesmo: «Incentivamos o seu uso, proporcionando formação e sensibilização sobre as suas aplicações e os seus benefícios, nomeadamente pela economia significativa de tempo em tarefas administrativas rotineiras, como a análise de indicadores, recrutamento, anúncios, seleção, triagem e comparação de currículos». A IA, sintetiza, «vem otimizar os processos RH, gerando maior eficácia na organização e reforçando a humanização, já que nos deixa mais tempo para nos dedicarmos às nossas pessoas».

Frisando a ideia de a Norauto ser «uma empresa centrada nas pessoas e nos clientes, a responsável partilha que «a estratégia para a gestão de recursos humanos está alinhada com as tendências de um mercado em constante evolução». E explica: «Implementámos modelos de trabalho híbridos e flexíveis na nossa estrutura central, investimos em ferramentas de desenvolvimento do capital humano, upskilling, reskilling, coaching, mentoring e academias para capacitar os colaboradores a alcançarem o seu máximo desempenho. Promovemos o feedback e a participação das equipas através de inquéritos de satisfação, duas vezes por ano, aos quais se seguem planos de ações elaborados em conjunto com as equipas. A nossa política de compensação é atrativa e diversa. Promovemos práticas de inclusão e diversidade através de um ambiente onde todos se sintam respeitados e incluídos. E evoluímos também na digitalização nas várias áreas relacionadas com os clientes ou com os colaboradores.»

Proximidade, apoio mútuo e bem-estar

A Norauto valoriza a proximidade entre líderes e equipas, fomentando-a através de «processos digitais de comunicação e de rituais que reforçam o compromisso mútuo, plataformas e canais de comunicação onde se promove a partilha de informações, ideias e feedback», explica ainda Fernanda Correia: Mais: «Damos grande importância aos questionários de satisfação do colaborador, NPS [Net Promoter Score], que realizamos ao longo do ano e permitem avaliar regularmente o engagement e fortalecer os laços entre as pessoas e o negócio, promovendo uma cultura de colaboração, confiança e compromisso.»

A finalizar, destaque para duas iniciativas implementadas recentemente: o Programa de Embaixadores Internos e o Programa de Saúde Mental. O primeiro, partilha a responsável, «é fundamental para disseminar a comunicação da empresa em vários espaços de trabalho com crescente relevância, face à descentralização dos centros», e «cada embaixador, a partir do seu local de trabalho, atua como agente de comunicação interna, promovendo a cultura organizacional e transmitindo informações importantes entre as equipas». Quanto ao segundo, visa promover o bem-estar dos colaboradores, especialmente face aos horários exigentes e ao stresse associado ao atendimento ao público, sendo que se pretende «fomentar um ambiente de trabalho saudável, onde todos os colaboradores se sintam apoiados e capazes de lidar com os desafios do dia-a-dia», explica Fernanda Correia. Trata-se de um programa que oferece diferentes valências, desde uma aplicação móvel que permite o apoio imediato de um psicólogo (via chat ou vídeo) em qualquer dia da semana, consultas de psicologia, workshops de gestão do stresse, programas de mindfulness e outras atividades que promovem o bem-estar psicológico dos colaboradores. «Estes programas têm contribuído para a promoção da nossa cultura colaborativa, de apoio mútuo e bem-estar, reforçando os valores da empresa, o envolvimento dos colaboradores e o fortalecimento do espírito de equipa», conclui Fernanda Correia.

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