Se uma imagem vale mais do que mil palavras, imagine então quanto vale uma boa imagem empresarial! Num ambiente organizacional cada vez mais competitivo, onde as semelhanças são muito maiores do que as diferenças…
Por Alexandra Lopes
Jamais a expressão «vestir a camisola» fez tanto sentido como nos dias de hoje. Mas muito mais do que «vestir a camisola», importa vesti-la da forma correta e ajustada à missão e aos valores organizacionais.
Dada a atual conjuntura económica e financeira do nosso país, as empresas estão bastante mais seletivas na aplicação dos seus recursos, priorizando a sua aplicação e reduzindo assim ao máximo os seus custos.
Infelizmente, a postura no mercado de grande parte das empresas em Portugal é passiva e reativa, não dando a devida importância à imagem dos seus colaboradores, principalmente ao nível do front office e da força de vendas, em que é imperativo ter um dress code adequado ao negócio ou ao sector em que atuam. Muitas empresas ainda apresentam um dress code antiquado, desatualizado e desajustado, nalguns casos completamente desenquadrado dos seus atuais valores, dos princípios e da identidade corporativa.
Se uma imagem vale mais do que mil palavras, imagine então quanto vale uma boa imagem empresarial! Num ambiente organizacional cada vez mais competitivo, onde as semelhanças são muito maiores do que as diferenças, é crucial incrementar o compromisso e o desempenho dos colaboradores, otimizando a sua reputação junto dos clientes, potenciar as vendas e projetar para o exterior uma imagem moderna, proativa e de confiança.
Ao investir na definição e na posterior divulgação de uma excelente imagem corporativa, mas deixando a imagem dos colaboradores para segundo ou terceiro plano, corre-se um risco enorme de descredibilização da empresa e de gradual perda de quota de mercado para concorrentes que investem na imagem empresarial dos colaboradores.
A imagem dos colaboradores deve ser então um espelho dinâmico e atual da imagem corporativa que a empresa comunica aos seus stakeholders (clientes, acionistas, fornecedores, etc), não devendo ser de forma alguma negligenciada.
Essa imagem engloba muito mais do que apenas a roupa que se veste, o calçado que se escolhe ou os acessórios que complementam o visual. Os cuidados com o cabelo e as unhas, a maquilhagem (para as senhoras) e a barba (para os homens) não devem ser esquecidos ou negligenciados, visto que a imagem abrange todos os pequenos e ínfimos detalhes da aparência.
Para além disso, a imagem engloba também a postura, a atitude e a linguagem corporal no contexto organizacional em que a empresa atua. De que vale exibir uma aparência impecável se a linguagem corporal que se transmite não refletir uma imagem cuidada, atual e irrepreensível? Não vale nada, absolutamente nada.
Projete a imagem de sucesso da sua empresa através dos ativos mais valiosos: os seus colaboradores. Sim, eles são importantes… Muito importantes!
Seja competitivo, seja inovador e atreva-se a marcar a diferença! Vestindo a camisola da sua empresa, proporcionando todo o apoio e as ferramentas de formação aos seus colaboradores para também eles vestirem eficientemente a camisola e juntos poderem vencer.
Alexandra Lopes é consultora de imagem pessoal e empresarial