De estradas de terra batida a terrenos rochosos ou ainda a estradas sinuosas cobertas de neve, o novo Classe E All-Terrain, da Mercedes-Benz, percorre facilmente caminhos em que os modelos convencionais station acabam invariavelmente por desistir. A distância para o solo, as dimensões das rodas e o sistema de tração integral 4Matic equipado de série fazem a diferença.
Por Mário Sul de Andrade
Com chegada ao mercado prevista para a próxima primavera, o Classe E All-Terrain evidencia, graças aos elementos estéticos com um visual todo-o-terreno, uma aparência forte e robusta que também o distingue das stations clássicas. O dinamismo e o luxo combinam com uma superioridade que não deixa dúvidas quanto ao estatuto deste modelo e seguem o atual idioma de design.
A característica mais marcante da atraente dianteira é a grelha de duas lamelas estilo SUV, com uma estrela integrada ao centro. As lamelas têm um acabamento prateado. O para-choques dianteiro e o painel de proteção inferior cromado também contribuem para a aparência robusta. A secção superior do para-choques dianteiro é pintada da mesma cor da carroçaria, enquanto a secção inferior tem acabamento em plástico preto.
Na vista lateral, as extensões dos guarda-lamas com acabamento em preto destacam o carácter todo-o-terreno do modelo. Isto também se aplica às saias laterais cuja cor de acabamento é idêntica e inclui uma faixa cromada de revestimento. Devido às grandes dimensões, os três modelos de jantes de liga leve de 19 e 20 polegadas conferem ao veículo uma aparência de segurança, permitindo uma maior distância ao solo e aumentando o conforto em caminhos de piso irregular.
O All-Terrain também está equipado com um para-choques traseiro tripartido e específico deste modelo, com a secção superior pintada da mesma cor da carroçaria e a secção inferior com acabamento em plástico preto. As características do interior incluem componentes de revestimento em alumínio com acabamento semelhante a carbono, pedais desportivos em aço inoxidável e tapetes com inscrição All-Terrain. O modelo está disponível com a linha de equipamento interior Avantgarde como equipamento de série, enquanto as linhas Exclusive e design estão disponíveis como opção. Está ainda equipado de série com todas as soluções inteligentes do compartimento de bagagens do Classe E Station, como a posição de carga do banco traseiro e o rebatimento repartido do banco na proporção de 40:20:40. Saliente-se ainda a presença de todas as inovações do Classe E relativas a segurança, conforto e tecnologia.
O All-Terrain será lançado inicialmente na versão E 220 d 4Matic (143 KW/194 CV) com o recém-desenvolvido motor diesel de quatro cilindros. Seguir-se-á uma versão equipada com um motor diesel de seis cilindros. Ambos os modelos serão equipados de série com a nova caixa de nove velocidades automática 9G-Tronic.
O All-Terrain está equipado de série com o sistema Dynamic Select. Este permite selecionar cinco programas de condução com diferentes características de comportamento do motor, da caixa de velocidades, do ESP e da direção. O programa de condução All-Terrain é uma função específica deste modelo que foi adotada do GLE e permite configurar o veículo para uma condução em pisos todo-o-terreno. A configuração ainda mais confortável da suspensão e as jantes de grandes dimensões aumentam o conforto de condução em estradas de piso irregular.