Foi o primeiro modelo Lexus concebido com os olhos postos na Europa, e já vai na terceira geração. O renovado IS promete uma condução ainda mais envolvente e superior refinamento.
Por Mário Sul de Andrade
Peça incontestável dentro da gama de modelos premium da Lexus, o modelo IS atingiu, em julho de 2016 o marco de um milhão de automóveis vendidos em todo o mundo. Este modelo foi o primeiro Lexus a ser concebido com base nas preferências dos europeus. Portugal não é exceção, sendo o IS atualmente o modelo mais vendido da gama.
A viver em pleno a terceira geração, o Lexus IS foi alvo de alterações naturais a um modelo a meio do ciclo de vida. As transformações operadas ultrapassam a simples cosmética, demonstrando compromisso em alcançar o melhor desempenho dinâmico possível, a par do refinamento do estilo requintado e de um habitáculo que reflete por inteiro o que é a qualidade artesanal dos mestres artesãos, conforto e a funcionalidade enraizada conceito do interface «Homem-Máquina – HMI».
A terceira e atual geração do IS marcou o início de uma nova era para este modelo com a introdução do sistema «Lexus Hybrid Drive» na gama. Desde o lançamento desta geração, em 2013, o IS 300h provou ser a escolha mais popular para os clientes europeus. O IS continua a ocupar um lugar fundamental na gama mundial de modelos da Lexus, atualmente comercializada em mais de 70 países e alcançando mais de seis mil vendas por mês.
Ouvir os condutores
Kobayashi, engenheiro-chefe e líder da equipa de designers, equipa essa que antes de iniciar o trabalho viajou pelo mundo entrevistando clientes, ou seja, os próprios condutores, e procurando inspiração, assinalou: «Depois de meses passados a traçar esboços e a desenhar em computador, os nossos artesãos estavam prontos para modelar a carroçaria. Embora mantendo a sua postura atlética e a sua longa linha do tejadilho de coupé, conseguimos dar ao IS um visual mais marcante. Entre os novos elementos de design destacam-se a mais proeminente grelha trapezoidal, a linha lateral ascendente mais evidente e uma iluminação LED a lembrar artigos de joalharia, que combinam para dar origem ao IS mais distinto que jamais construímos.»
A equipa de Naoki Kobayashi dedicou mais tempo e mais atenção do que alguma vez fizera num programa de renovação de um automóvel a meio do seu ciclo de vida, tendo chegado mesmo a levar a cabo intensos testes de estrada e pista, prova dos cada vez mais elevados padrões de exigência que a Lexus está a aplicar no desenvolvimento dos seus veículos. Os novos componentes de baixo peso da suspensão e os ajustes feitos nas molas helicoidais, nos amortecedores e na barra estabilizadora, contribuem para uma condução mais gratificante, sem diminuir o conforto de condução.
Mais novidades
O novo modelo faz também chegar aos utilizadores os benefícios do «Lexus Safety System+», que permite equipar este automóvel com uma série de recursos avançados de tecnologia que podem ajudar a evitar acidentes e a reduzir as suas consequências. Tecnologias como o «Monitor de Ângulo Morto – BSM» e o «Alerta de Tráfego Transversal na Traseira – RCTA» transmitem uma série de avisos melhorados acerca de potenciais riscos que não foram vistos pelo condutor, e os faróis LED geram um campo de iluminação mais longo e mais largo durante a condução noturna.
A atenção que foi dada aos detalhes pode ser testemunhada no habitáculo, com ajustes pequenos mas significativos na forma, no posicionamento e no aspeto de vários comandos, refletindo não só uma maior qualidade sensorial mas também um foco no desempenho superior do «HMI». Entre as principais alterações incluem-se o monitor de alta resolução maior (de 10,3 polegadas) do sistema de multimédia «Lexus Premium Navigation» e a disponibilidade de novas inserções em madeira escura gravada a laser, tal como vimos pela primeira vez no novo SUV de luxo RX.
Os novos desenhos das jantes em liga leve, a renovada paleta de cores para o exterior e para o habitáculo e uma mais potente instalação de áudio «Pioneer Premium Sound» com 10 altifalantes aumentam ainda mais o apelo em crescendo do novo IS 300h.
A gama mantém a sua comprovada motorização «Full Hybrid», que combina um motor a gasolina, de 2,5 litros, a funcionar em ciclo «Atkinson», com um motor elétrico, compacto e potente, para alcançar um desempenho suave, com excelente resposta. O motor de quatro cilindros conta com o sistema variável inteligente das válvulas «Dual VVT-i», pela tecnologia de injeção de combustível «D-4S? da Lexus e por um eficiente sistema de recirculação dos gases de escape.
A engenharia avançada do sistema «Lexus Hybrid Drive» proporciona baixas emissões de gases de escape e economia de combustível, com valores oficiais nos testes de ciclo homologados desde apenas 99 gramas por quilómetro (km) e 4,3 litros ao 100 km, respetivamente, reforçando o apelo no mercado de um desempenho ambiental superior e dos baixos custos de utilização, que constituem considerações fundamentais para o cliente atual.
O preço de venda começa nos 43.700 euros.