«Made Of Portugal» é a nova campanha lançada pela JLL Portugal que promove o país como um destino único para quem queira trabalhar, investir ou viver. Esta iniciativa, que inclui um estudo («Made of Portugal») com os principais indicadores do mercado nacional, reflete ao mesmo tempo uma nova forma de estar da marca: uma JLL com ambição de ser uma marca inspiradora, próxima das pessoas, que faz história e que comunica através de histórias.
Foram escolhidas três pessoas, três histórias reais, verdadeiros cidadãos do mundo, que explicam, cada um à sua maneira, de que é feito Portugal e o porquê de não se imaginarem a trabalhar ou a viver noutro local do mundo. A campanha tem como peça central um vídeo onde os mesmos protagonistas mostram o seu dia-a-dia em Lisboa, no Porto e no Algarve.
«Vejo muito mais do mundo todo aqui.» As palavras são de Joana Astolfi, a arquiteta e designer com alma de artista que, depois de 12 anos a construir uma invejável carreira pela Europa, regressou a Portugal para montar o seu atelier e a sua casa. «Lisboa é o meu ritmo, a minha batida pelo mundo», diz a artista, para quem «voltar para Portugal, para Lisboa, faz todo o sentido».
Fernando Ferreira, head of capital markets da JLL Portugal, refere: «Portugal tem-se afirmado como destino consolidado e muito procurado por investidores de todo o mundo. Uma conjuntura económica e política favorável, a segurança, os indicadores sólidos do mercado imobiliário, nomeadamente o crescimento gradual das rendas e dos preços de venda, a performance do mercado turístico e os níveis de rentabilidade superiores à maioria dos mercados congéneres, são alguns dos fatores chave para colocar Portugal no radar dos investidores.»
«O Porto é uma cidade genuína, que nunca perdeu o seu carácter», diz o empresário José Abreu, empreendedor e proprietário da marca de roupa La Paz. E acrescenta: «Num dia normal de trabalho, consigo ir fazer surf de madrugada e às 10 da manhã estar numa fábrica em Guimarães. Um tipo de vida que muito poucas cidades se podem dar ao luxo de ter.»
«O surf levou-me a vários sítios do mundo, viajei bastante e conheci várias culturas. É algo mesmo incrível. Mas mais incrível é voltar sempre para Portugal e sentir a energia, a magia que o país tem.» É a visão de Marlon Lipke, o surfista, empresário e viajante para quem não há, em todo o mundo, melhor sítio do que Lagos, no Algarve. «Não me imagino a viver noutro sítio», garante.
Nos últimos cinco anos, o número de turistas a entrar em território nacional cresceu 44%, e em 2018 chegaram mais cerca de 24 mil residentes não habituais. O imobiliário gera taxas de retorno de 7,8% a 18 anos e com menor volatilidade do que outros investimentos, sendo que os Golden Visa representam 3.921.500.000 euros de investimento entre 2012 e o primeiro semestre de 2018. Para além disso, o dinamismo do mercado reflete-se no número de empresas criadas em 2017 (38.550), mais do dobro das que fecharam. Estas e outras razões da atratividade de Portugal são analisadas pela JLL no estudo agora publicado.
Com esta campanha, a JLL Portugal está empenhada em mostrar que Portugal é o país ideal para quem ambiciona o luxo de a poucos minutos de distância ter à sua disposição as condições que lhe permitam viver o melhor dos dois mundos: o pessoal e o profissional.
A diretora de marketing da consultora imobiliária, Sofia Vinagre, assinala: «Esta é a campanha corporativa de maior investimento deste ano. A nossa ambição é posicionar a JLL como uma marca que está próxima das pessoas. Esperamos que esta iniciativa inspire quem não nos conhece a visitar-nos, e adoraríamos, no futuro, contar novas histórias de amor pelo nosso país, nascidas na curiosidade gerada por esta campanha.»
Já o diretor geral da JLL, Pedro Lancastre, afirma: «Diariamente, faz parte do nosso trabalho promover Portugal junto de investidores e profissionais de todo o mundo. E hoje isso já não é só mostrar os indicadores económicos e os racionais do negócio. Mais do que nunca, esta promoção tem de ser inspiracional e mostrar o que é a essência do país, o que nos distingue enquanto destino para viver, para trabalhar ou para investir. Não há, a nosso ver, melhor publicidade do que esta partilha genuína de quem, por muito que conheça o mundo, quer sempre voltar para casa, para Portugal.»
Vídeos da campanha e estudo «Made of Portugal» disponíveis aqui.