O grupo MTDHouse, que atua na área de tecnologias de informação (TI) e desenvolvimento de sistemas, abriu uma filial em Portugal para desenvolver negócios quer no território português, quer no resto da Europa. O grupo, com mais de 30 anos de atividade, foi fundado no Brasil, onde mantém atividade, e tem filiais em Angola e no Panamá.
O grupo desenvolve projetos para grandes organizações e instituições representativas de segmentos empresariais e governos em diferentes partes do mundo, atuando diretamente como a entidade principal contratada ou como parceira de outras empresas. Entre estas contam-se a Unisys, a NEC, a IBM, a Microsoft, a INCM – Imprensa Nacional-Casa da Moeda) e a Axians.
Em Angola, desenvolveu o Programa de Reformulação da Emissão do Bilhete de Identidade e Registo Criminal e projetos e programas de modernização, sustentabilidade e gestão da Segurança Social. No Brasil, foi pioneira no desenvolvimento de importantes projetos tecnológicos. Entre os seus clientes contam-se a Confederação Nacional da Indústria e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Além da Europa, o grupo também pretende expandir a sua presença na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e iniciar operações na África francófona.
Mauro Franco (na foto), acionista principal da MTDHouse Systems, considera que Portugal e o resto da Europa «podem consolidar as operações do grupo e abrir possibilidades de mais parcerias para o desenvolvimento de projetos em qualquer parte do mundo». E assinala: «Acreditamos que o nosso conhecimento de países como o Brasil e Angola será uma mais-valia para as empresas europeias, entre as quais se contam, obviamente, as portuguesas.»