Foi na presença de ilustres figuras da sociedade portuguesa, entre elas Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, Maria de Belém Roseira, conselheira da Fundação Altice, Lino Maia, padre e presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Manuel de Lemos, presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, e Abílio Cunha, presidente da Federação das Associações de Paralisia Cerebral, entre outras, que a Altice Portugal, através da Fundação Altice, apresentou em Braga o novo «Programa Inclui», que visa tornar a comunicação acessível a todos e colocar a tecnologia da Altice Portugal ao serviço da acessibilidade e da responsabilidade social.
Tendo uma importância e fundamental intervenção social nas áreas da Educação, da Saúde, do Empreendedorismo e da Acessibilidade às Comunicações, a Fundação Altice tem como um dos principais vetores a inclusão, recorrendo a soluções tecnológicas de acessibilidade e disponibilizando um vasto leque de produtos inovadores que coloca ao serviço dos cidadãos, particularmente dos que são portadores de necessidades especiais.
O «Programa Inclui» é o mais completo programa de apoio à comunicação, através das tecnologias, que existe em Portugal. Com ele, a Fundação Altice disponibiliza condições especiais para cidadãos portadores de deficiência, doença prolongada ou necessidades especiais, como serviços, produtos e soluções com condições exclusivas para este segmento.
Assim, estas soluções tecnológicas de comunicação podem mudar vidas e ser um apoio fundamental na inclusão social e bem-estar de cidadãos em situação de elevada vulnerabilidade, ajustando-se às necessidades específicas de cada um, induzindo novos graus de autonomia e autoconfiança e facilitando o respetivo relacionamento e a participação mais ativa na sociedade.
Alexandre Fonseca (na foto), presidente executivo da Altice Portugal, sublinhou: «As desigualdades continuam a existir no nosso país, e resolvê-las, na medida em que nos é possível, é para a Altice Portugal, responsabilidade social. A Altice Portugal não olha o mundo tomando por certas as suas assimetrias, antes age assumindo-se como um promotor de coesão. Enquanto empresa de telecomunicações, promove igual acesso levando fibra a todo o país, sendo através da sua Fundação, garantindo que a população mais vulnerável não fica de fora.»
Com o «Programa Inclui», os beneficiários passam a ter ao dispor:
– Um portefólio de produtos (equipamentos e software) desenvolvidos pela Altice e pelos seus parceiros, que permitem a qualquer pessoa, independentemente da incapacidade, aceder a telemóvel, computador ou tablet e poder comunicar. Associado a esta possibilidade, tantas vezes vedada a esta população, há ainda de subsidiação de pelo menos 70% para pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%.
– A conceção, o desenvolvimento e a disponibilização gratuita de soluções de acessibilidade inexistentes no mercado (AudioZapping, MagicContact, Teleaula).
– Iniciativas para o desenvolvimento e a utilização da Língua Gestual Portuguesa (Academia LGP, Dicionário ZOOM on-line, atendimento a surdos em lojas MEO e call center, entre outras)
– Teleaula, uma vez que a Altice responde a todas as solicitações que o Ministério da Educação apresenta, para o continente e as ilhas, através de um sistema escola-aluno desenvolvido pela Altice Labs. São ainda disponibilizadas comunicações gratuitas para utilização do sistema.
Também o vetor da portugalidade e da promoção da Língua Portuguesa são eixos fundamentais da atuação da Altice Portugal. Por este motivo, e na prossecução da elevação do país, a Fundação Altice acolhe na sua estrutura um novo embaixador: Tony Carreira será Embaixador da Fundação Altice.
Tony Carreira junta-se a outros nomes como Cristiano Ronaldo, Frederico Morais, Miguel Oliveira, Armindo Araújo ou João Sousa, que fazem parte da equipa de embaixadores da Altice Portugal. Figura incontornável da música e da sociedade portuguesa, e que tanto tem contribuído, de forma patriótica e imensurável, para a elevação do nome de Portugal
A Fundação Altice assume ainda um compromisso com a sociedade naqueles que são já os seus eixos históricos, como a educação, a ação social, o empreendedorismo, a arte e a cultura, como noutras áreas que os complementam, como o combate à iliteracia digital, a promoção da portugalidade e da Língua Portuguesa, e a união entre educação, saúde, tecnologia e pessoas. Prova disso, é o «Tour da Fundação Altice», que está a levar tecnologia e inovação, deslocando-se num camião TIR aos 18 distritos e a perto de meia centena de concelhos portugueses, proporcionando a igualdade de oportunidades na inclusão digital.