A Accenture Portugal lançou uma campanha de Natal assente na temática de inclusão e diversidade, que alerta para a importância da aceitação e das atitudes de cada um perante a diversidade. A campanha alia a tolerância e a união – valores tão característicos da época natalícia – ao poder de acreditar, tendo como mensagem principal «Simplesmente… Acredita. O Natal não tem limites. A diferença está em ti.»
Como num toque de magia, a campanha de Natal da Accenture procura fazer-nos acreditar que há tradições e valores mais fortes do que as diferenças que possamos encontrar em quem nos é próximo, levando-nos para um imaginário que evidencia a época natalícia como o ponto de encontro e de ligação entre nós e aqueles de quem mais gostamos. Num mundo cada vez mais diverso e acelerado, torna-se essencial distanciarmo-nos do que nos separa e acreditar no que mais nos une, a amizade, a família, o amor, o perdão, a esperança e a paz, assinala-se na campanha.
O vídeo da campanha de Natal da Accenture, que se desenrola sem diálogos ou voz off, convida-nos à autorreflexão, salientando, no final, que «a diferença está em nós» – um mote com duplo significado que nos desperta, por um lado, para o perigo do preconceito em temas como a incapacidade, a orientação sexual, a multiculturalidade, as gerações ou o género e, ao mesmo tempo, a diferença de que ainda podemos fazer na vida de quem nos rodeia.
Rui Sales Rodrigues, diretor de marketing e comunicação da Accenture Portugal, referiu a propósito da iniciativa: «A campanha de Natal deste ano apresenta de uma forma emotiva uma realidade global, que espelha, através do contraste, a forma como as pessoas respeitam a diferença e valorizam a união, enriquecendo o seu Natal.»
Esta produção da Accenture, filmada em diferentes localizações da cidade de Lisboa e com a participação de 30 figurantes, foi apresentada no evento anual de Natal da empresa, que reuniu cerca de 2.000 pessoas no Centro de Congressos de Lisboa. Para potenciar o conteúdo associado à campanha, a Accenture desenvolveu um plano de comunicação destinado aos seus canais de comunicação internos e externos, com destaque para as redes sociais e adaptado a cada audiência específica. O objetivo passa por impactar clientes, colaboradores, ecossistema de talento e inovação, rede alumni, influenciadores e público em geral com uma mensagem forte que promove uma ligação emocional, inclusiva e diversa.
Rui Sales Rodrigues referiu ainda: «A Accenture posiciona-se, cada vez mais, como uma organização defensora da inclusão e da diversidade, pelo que considerámos que esta seria uma ótima oportunidade para reforçar a comunicação destes valores, que para nós são fundamentais. O tema inclusão e diversidade está na agenda das organizações e é uma prioridade estratégica para a Accenture, que foi distinguida pelo segundo ano consecutivo como a empresa mais diversa e inclusiva do mundo, de acordo com o Índice Diversidade & Inclusão da Refinitiv.»
O conceito e a ideia criativa da campanha são da responsabilidade da Direção de Marketing & Comunicação da Accenture Portugal, e a produção e a realização do vídeo ficaram a cargo da produtora CreArt.
Vídeo da campanha abaixo.