A música é o grande destaque desta edição da «human», mostrando o seu potencial no envolvimento e na motivação dos colaboradores das empresas. Veja-se, por exemplo, o que nos diz um dos protagonistas do trabalho que preparámos, Bruno Marcelino, o chief executive officer (CEO) da Smartfox: «A música acompanha-nos nas mais variadas ocasiões, e para muitos é uma companhia permanente. Está fortemente associada a momentos de lazer, desporto, convívio e bem-estar de uma maneira geral. Por outro lado, a música em si é uma forma de comunicação muito natural e sem filtros.» E fala dos músicos, fazendo notar até que «quando não se conhecem e o acaso os coloca no mesmo palco para um improviso, a comunicação flui sem barreiras».
Nas empresas, diz Bruno Marcelino, «podemos aplicar os mesmos conceitos e princípios no que respeita à comunicação e aos desafios relacionados». Daqui parte todo o trabalho, que inclui o caso da DeltaQ, onde os colaboradores conceberam a música original da empresa e gravaram inclusive um videoclip, e as histórias de duas bandas, a L’Oréal Sharing Beauty Band, da conhecida empresa de beleza, e a The Mercernaries, da consultora Mercer.
Uma reportagem sobre as soft skills do futuro, trabalhos sobre os novos desafios na gestão de frotas (e o respetivo impacto nas pessoas das empresas), assessment e outplacement, além de diversas entrevistas (uma das quais com Carla Marques, que lidera o novo projeto da Intelcia em Portugal), são outros destaques da edição.
Resumo da edição
– Editorial: António Manuel Venda
– Zoom: Dicas (Flores naturais no espaço de trabalho)/ Flash Interview (Rita Ribeiro da Silva e João Ferreira)/ Spotligth/ Best Of
– Primeira Opinião: Alexandra Lemos, Premium Coaching
– Tema de Capa: A música nas empresas
– Espaço Executivo: Liderar a mudança
– Entrevista: Carla Marques, da Intelcia
– Destaque: As soft skills na formação
– Opinião: Mário Ceitil, APG
– Reportagem: Assessment
– Entrevista: Soluções para as empresas, por Ricardo Costa
– Opinião: Fernando Ruiz Marquina, Meta4
– Em Foco: Desafios da gestão de frotas
– Em Direto: Claudia Kittredge, da Cisco
– Opinião: Sílvia Ferreira, Centralmed
– Especial: Outplacement
– Opinião: Miguel Vergamota, Talentia
– Work Life Balance: Luís Antunes, da PHC
– Espaço RH: Em Síntese/ Livros/ Web/ Agenda
– Lifestyle: Hotel (Adriana Beach Club Hotel Resort)/ Restaurante (La Squadra)/ Automóvel (Mercedes-Benz Classe E)/ Cultura
– Última Página: António Souto
Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.
Estatuto editorial
A revista «human» é uma publicação bimestral de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.
A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.
As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.
A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.