Com a ambição de ser reconhecido como o Grupo financeiro de referência nos temas da sustentabilidade no mercado nacional, o Crédito Agrícola atualizou a sua visão: “tornar-se uma referência de inclusão, sustentabilidade e inovação, mantendo o reconhecimento de Grupo Financeiro de confiança dos Portugueses”, e criou a sua Política de Sustentabilidade, uma vez que os temas ambientais, sociais e de governação são cada vez mais relevantes para a gestão do risco do Crédito Agrícola, para os seus clientes, para as comunidades locais e para a população mais jovem.
Desta forma, o Crédito Agrícola pretende contribuir para o progresso económico e social das regiões, praticando uma banca de proximidade, de forma sustentável. Uma relação estabelecida com base nos valores cooperativos do Grupo: solidez, proximidade, confiança e simplicidade.
Esta Política de Sustentabilidade do Banco irá materializar-se no desenvolvimento de empréstimos e obrigações verdes, na promoção da linha de crédito para a eficiência energética e economia circular, e na criação de outras linhas de financiamento destinadas a financiar ações que reduzam o impacto ambiental e as emissões de CO2.
Gradualmente, serão incorporados critérios ambientais e sociais na concessão de crédito que irão privilegiar projetos que sejam mais sustentáveis, reduzindo gradualmente o investimento em empresas ou atividades que claramente não se estão a adaptar à neutralidade carbónica e à economia circular.
Licínio Pina, presidente do Grupo Crédito Agrícola explica “Iremos seguir as orientações da Comunidade Europeia relativas às atividades ambientalmente sustentáveis e, nesse sentido, iremos solicitar aos nossos clientes e a quem nos procura, um conjunto de informação de carácter ambiental, social e de governação, relativa às atividades para as quais necessitam de financiamento. Passaremos a privilegiar projetos sustentáveis”.
Para o Crédito Agrícola, sustentabilidade significa promover o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, através da criação de um conjunto de produtos financeiros que apoiem os clientes na redução do impacto ambiental e social negativo, e na identificação de novas oportunidades de negócio mais verdes, mais circulares e mais respeitadoras da dignidade humana. O Grupo reconhece que é seu dever contribuir para a preservação dos ecossistemas, para a redução na produção de resíduos e do impacto das alterações climáticas, e combater as desigualdades sociais.
“Acreditamos que esta nova Política de Sustentabilidade, muito ambiciosa mas alinhada com as políticas nacionais, europeias e mundiais ao nível da neutralidade carbónica e dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, tornará o Crédito Agrícola ainda mais próximo dos desejos e das aspirações da sociedade, principalmente dos mais jovens, para os quais a qualidade ambiental é fundamental para o seu bem-estar”, refere ainda Licínio Pina.
“Estando a génese do Grupo no sector agrícola, próximo da natureza, reconhecemos a importância dos ecossistemas, do uso eficiente dos recursos, a urgência no combate às alterações climáticas e à desigualdade, como temas prioritários. Acreditamos que só respeitando os limites do planeta, conseguiremos atingir uma prosperidade que garanta o bem-estar da sociedade”, conclui o presidente do Grupo Crédito Agrícola.
Após o empenho e acordo de todo o Grupo para com este reconhecimento, o Crédito Agrícola define os seus compromissos para com a Sustentabilidade na Política de Sustentabilidade do Grupo CA, integrando as considerações ambientais, sociais e de governação na análise de risco dos investimentos realizados, nos produtos financeiros disponibilizados e nos empréstimos que concedidos.
Sobre o Grupo Crédito Agrícola
O Grupo Crédito Agrícola é um grupo financeiro de génese cooperativa constituído, na sua base, por Caixas de Crédito Agrícola. O Grupo de âmbito nacional, com capitais exclusivamente nacionais, conta com mais de 400 mil Associados, mais de 1 milhão e 500 mil Clientes e mais de 600 Agências, distribuídas pelo território nacional. Foi fundado em 1911, tendo como foco inicial o apoio ao financiamento de agricultores em Portugal tendo, ao longo dos anos, expandido o âmbito da sua atividade para outros sectores e alargado a sua área de atuação. O Grupo é composto atualmente, para além das Caixas Agrícolas e da Caixa Central, por empresas dedicadas à atividade seguradora e a banca especializada.
O Crédito Agrícola, único banco cooperativo a operar no mercado português com capitais nacionais, foi reconhecido pelo mercado como o melhor Banco da sua categoria através da “Escolha do Consumidor 2019” e tem sido pioneiro na oferta de serviços de pagamento inovadores aos seus clientes. Foi o primeiro banco a disponibilizar o contactless em Portugal, a oferecer o primeiro cartão de pagamento com chip e o primeiro cartão vertical, tendo sido pioneiro na disponibilização de pagamentos com Apple Pay aos seus clientes. Desde Julho de 2019, foram concretizadas mais de 25 mil transações em Portugal com Apple Pay, num valor médio de 19€ por transação, na sua maioria realizadas no sector da restauração.