A Bee Engineering anunciou a criação do Bee Social Opportunity, programa de responsabilidade social corporativa (RSC) pelo qual passa a disponibilizar anualmente 2.000 horas da sua equipa a pequenas e médias empresas (PMEs) e organizações não governamentais (ONGs). O programa, em regime pro bono, agrega iniciativas já em curso, como o Tech Guidance, abre espaço a novas entidades a apoiar e reforça as 1.500 horas disponibilizadas no ano passado neste tipo de iniciativas. A solidariedade está na matriz da empresa de inovação e tecnologia que, numa fase de necessária aceleração digital da economia, coloca ao serviço da sociedade toda a sua experiência.
Em 2020, a Bee Engineering lançou a iniciativa Tech Guidance de forma a apoiar PMEs na transição para um regime de trabalho remoto. Foram beneficiadas com serviços de tecnologia seis PMEs durante os primeiros meses dos condicionamentos provocados pela pandemia. No segundo semestre, a empresa participou na construção do «Guia para o Recrutamento Inclusivo», um projeto do grupo de trabalho de empregabilidade da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI). Uma equipa multidisciplinar transformou o guia numa ferramenta digital interativa e intuitiva.
Desde a sua génese que a Bee Engineering desenvolve ações de RSC. Concretizam-se em interações com colaboradores, clientes, parceiros e sociedade civil. Os apoios podem ser projetos tecnológicos, contribuições de bens para instituições de solidariedade ou a iniciativas de apoio a amigos de quatro patas da União Zoófila, pela qual já foram apadrinhados três cães (o Açorda, a Ginja e o Laminhas).
José Leal e Silva, diretor executivo da Bee Engineering, afirma: «O facto de alguém ter uma determinada capacidade confere-lhe de imediato responsabilidade sobre como a utilizar. Nesse sentido, cada empresa tem a responsabilidade de utilizar as suas capacidades para ajudar a melhorar a sociedade em que se insere. Se cada um contribuir, da forma que conseguir, ajudaremos em diversas melhorias, sejam ambientais, sociais, de inovação ou qualquer outra que permita criar valor partilhado. As sociedades só evoluem quando todos os seus elementos entendem o princípio da contribuição, sendo com base nesta premissa que a Bee Engineering tem estado presente e é por esta razão que estamos a reforçar a nossa atuação neste campo.»