A Digital eXperience Solutions (DXS) da agap2IT foi o parceiro tecnológico escolhido para a concetualização e execução de um upgrade substancial ao portal da Carris, num projeto que representa uma transformação na forma como a empresa comunica com os seus clientes. É um passo no sentido de seguir tendências atuais, antevendo um número acrescido de pessoas a viajar para o trabalho, mais turistas na cidade de Lisboa e clientes cada vez mais focados na informação via digital. A atualização ao website da Carris permite melhorar a relação entre a empresa de transportes públicos e os seus utilizadores/ clientes, reduzindo as barreiras à informação e promovendo os serviços de mobilidade Carris na capital portuguesa.
O portal apresenta áreas novas como o «Planear Viagem e Mapas» e elementos melhorados como «Área de Informação», «Dados de Carreiras», «Área de Cliente» e «Notificações». Passa a usar componentes de backoffice personalizados em Umbraco, adaptados para criar e gerir conteúdo específico de acordo com as necessidades da Carris. O novo website está disponível em versão beta.
O renovado portal da Carris oferece um design mais simplificado e funcional que parte de uma visão mais elementar e um conceito de mobilidade na utilização móvel («Mobile First»), destacando os conteúdos informativos de maior procura e assegurando uma experiência para o utilizador semelhante independentemente da plataforma de acesso. No design do website visou-se preservar o aspeto do seu layout, criando ou mantendo uma posição semelhante dos elementos de informação, independentemente do ambiente de consumo.
Foi também um objetivo da Carris disponibilizar um website alinhado às melhores práticas do sector. O propósito passa por alavancar a divulgação do website e dos conteúdos através de uma forte integração com as redes sociais, a partir das quais se pretende obter informações que alimentem ferramentas de análise de dados.
Ricardo Amado, diretor da área DXS da agap2IT, explica: «Esta é uma parceria que se iniciou há dois anos. Respondendo a uma necessidade que já se verificava pré-pandemia, o objetivo da Carris passou por renovar a sua forma digital de comunicar, apresentando dados de forma mais direta, eficaz, interessante e atual para os seus públicos. A inovação empreendida reflete-se sobretudo ao nível da agilização, permitindo ganhos de autonomia interna na gestão dos dados a introduzir no website e na automatização e bom uso de dados, por georreferenciação é possível saber via site onde estão localizadas as paragens ou quantos minutos faltam para passar o próximo autocarro, entre outras informações de óbvia importância para o utilizador da rede de transportes. Representa uma melhoria considerável da qualidade do serviço prestado.»
Por sua vez, Ricardo Mourão, chefe do Departamento de Desenvolvimento de Negócio, Gestão de Contratos e Inovação nas Tecnologias de Informação da Carris, assinala: «Dada a crescente procura e preocupação pela utilização de serviços de mobilidade sustentável a população residente, não-residente e turística da cidade de Lisboa necessitava de aceder às informações públicas e essenciais para a sua mobilidade. Portugal, e em particular Lisboa como capital europeia, investe em políticas verdes de mobilidade e na digitalização dos procedimentos, acesso à informação e a serviços. A Carris, entidade pública responsável pelo transporte rodoviário e ferroviário na cidade de Lisboa, necessitava de reformar a sua presença digital e dar aos seus utilizadores um canal de comunicação onde pudessem obter as informações que necessitam e com elevado nível de disponibilidade, dado o seu carácter funcional e possível impacto na vida das pessoas que circulam na cidade. A Carris faz também parte de uma rede local de transportes que funciona ao nível da área metropolitana de Lisboa, obrigando a uma integração com diversos serviços e fornecedores de soluções de mobilidade, permitindo a construção de uma rede útil e essencial de circulação. Eventos como WebSummit, Rock in Rio, Liga dos Campeões, entre outros, são bons exemplos do impacto e visibilidade que exigem deste novo website um elevado nível de qualidade, experiência de utilização e acessibilidade.»
O projeto implementado pela agap2IT, realizado por via de resposta a um concurso público, possibilitou que a equipa DXS desenvolvesse «todo o projeto que hoje podemos utilizar no nosso dia-a-dia», assinala ainda Ricardo Mourão, prosseguindo: «Um website de fácil utilização, responsivo, multilingue, de elevada disponibilidade e acessibilidade que apresenta informação essencial para a mobilidade das pessoas que circulam na cidade de Lisboa. Dadas as características e possíveis situações que podem decorrer da atividade este website já foi capaz de demonstrar a sua fácil capacidade de resposta e performance, tendo correspondido à exigência de acesso a informação por parte dos utilizadores com consideráveis indicadores de consulta.»
A ação da DXS foi objeto de uma candidatura aos Umbraco Awards 2021, tendo sido distinguida com o primeiro lugar na categoria de «Best Public Sector Solution» e na categoria de «Best Certified Partner Solution».
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A agap2IT
Fundada em setembro de 2005, a agap2IT é uma organização europeia na área dos Sistemas de Informação, Ciência e Tecnologia e uma referência no mundo de Banca, Seguros, Telecomunicações, Indústria, Farmacêutica e Energia, entre outras. Empenhada na inovação, está orientada para a criação de um verdadeiro valor para os seus clientes e os seus consultores. Atualmente, conta com escritórios em 10 países – Portugal, França, Espanha, Suíça, Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Itália e Suécia – e projetos dispersos por quatro continentes. A capacidade de intervir globalmente, aliada à elevada experiência e ao know-how técnico, funcional e de negócio da equipa, garantem a excelência da resposta a exigentes e complexos desafios.