Uma estimativa recente diz-nos que tomamos cerca de 30.000 micro decisões por dia. Destas 30.000 decisões diárias, 95% são tomadas através do sistema de processamento de informação automático, que está por trás da criação do conceito de Nudging.
Texto: Texto: Diogo Gonçalves
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Trata-se de um «novo» cruzamento entre economia e psicologia, sendo de assinalar o potencial que representa enquanto fator determinante na diferenciação e competitividade das instituições, principalmente em mercados maduros, onde a qualidade dos produtos converge para a homogeneização.
Um Nudge é uma mudança na arquitetura da escolha, que opera a um nível fundamentalmente automático ou pré-consciente, sem alteração de incentivos económicos, que induz uma mudança previsível na tomada de decisão e comportamento. Colocar o autocolante de uma mosca junto ao ralo de um urinol, diminui em 80% a quantidade de urina derramada para fora do urinol pelos utilizadores do mesmo; apresentar 16 planos de saúde em grupos de quatro, em vez de em simultâneo, permite aumentar a proporção de clientes que escolhe o plano mais adequado para si em 25% (ou seja, de 23% para 48%); tornar determinada informação disponibilizada num website ligeiramente mais difícil de ler, torna-a mais fácil de memorizar; oferecer feedback digital semanalmente é mais eficaz do que diariamente. Tudo isto são Nudges: «nano-intervenções» de baixo custo, que atuam junto do sistema de processamento de informação automático dos indivíduos, e que se testadas e feitas de uma forma informada podem originar efeitos e ganhos significativos em termos económicos, sociais e de saúde e bem-estar.
Um Nudge é uma mudança na arquitetura da escolha, que opera a um nível fundamentalmente automático ou pré-consciente, sem alteração de incentivos económicos, que induz uma mudança previsível na tomada de decisão e comportamento.
Este conceito tem sido levado ao mercado português através de projetos de consultadoria que procuram modificar decisões e comportamentos, através da manipulação do contexto em que estes ocorrem. Assim, desde aumentar a compra de frutas e hortícolas numa grande cadeia alimentar; aumentar a adoção de procedimentos de segurança por parte dos trabalhadores de uma empresa concessionária do abastecimento de água; ou diminuir o vandalismo junto dos elevadores do parque habitacional de uma empresa municipal; foram tudo projetos em que conseguimos obter resultados positivos através da alteração e teste de mudanças no contexto, as chamadas «nano-intervenções», que apesar de aparentemente irrelevantes tiveram um impacto positivo, permitindo aos nossos clientes aprender como escalar essas pequenas mudanças para todo o seu universo empresarial, de forma a melhorar significativamente o seu desempenho.
A criação de um workshop sobre o tema surgiu como uma ideia natural, através da possibilidade de uma parceria com a NBCC Academy, a academia de formação de um grupo sólido de empresas especializada nas áreas de TI (tecnologias de informação) e soft skills, e o seu diretor executivo – João Franco. A naturalidade desta colaboração surge do carácter inovador desta academia, que procura criar soluções de formação customizadas, que ajudam a resolver problemas práticos das empresas; e da sua natureza jovem e disruptiva, uma vez que foi criada recentemente, com o objetivo de oferecer ao mercado novas abordagens pedagógicas que lhes permitam fazer a diferença, face ao que de melhor é feito a nível internacional, como são exemplo as diversas aplicações de Nudging ao universo digital.
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»»»» Diogo Gonçalves é founder da Nudge Portugal (Parceiro NBCC Academy).