A SGS Portugal anunciou que é a entidade responsável pela liderança do consórcio de inovação «Collaborative Productization Network», na área da transformação digital, da Rede Nacional de Test Beds. Com um investimento total de 3.796.975,81 euros e desenvolvido em co-parceria com a Ingredient Odissey (Entogreen) e FI Group Portugal, o projeto pretende criar as condições necessárias ao desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços, com uma forte componente digital associada, de forma a acelerar a transformação digital das PME (pequenas e médias empresas) e das startups portuguesas, nas áreas de Data Science e Big Data, Cibersegurança e Blockchain, IoT (internet of Things) e Sistemas Ciberfísicos, Inteligência Artificial e novas Tecnologias Emergentes.
«Portugal e as suas empresas têm de assumir o desafio de se superarem num ecossistema empresarial cada vez mais disruptivo e competitivo e, consequentemente, mais digital e tecnológico», afirma António Ferreira Dias, digital and innovation manager da SGS Portugal, acrescentando: «O nosso objetivo com este consórcio é apoiar mais de 80 PME dos mais variados setores de atividade, a desenvolver e testar novos produtos e serviços, através de um modelo de aceleração e suporte à transição digital. Para isso, vamos trabalhar no terreno com os agentes locais, para alimentar e encontrar ideias inovadoras, e posteriormente procedermos ao respetivo desenvolvimento do ciclo de inovação recorrendo a um laboratório de criatividade gerido pela SGS Portugal.»
O responsável refere ainda: «Acreditamos que são os recursos humanos e técnicos, bem como o know-how em I&D [investigação e desenvolvimento], que possuímos que nos posicionam como o player de referência para a liderança deste consórcio. Dispomos de diferentes equipas, nacionais e globais de investigação científica, que ativamente vão dar o seu contributo para o desenvolvimento de soluções inovadoras que capacitem o tecido empresarial português com ferramentas mais competitivas.»
Coordenada pela Estrutura de Missão Portugal Digital e apoiada por IAPMEI, ANI, Compete, DGAE e Startup Portugal, a Rede Nacional de Test Beds encontra-se enquadrada no Sistema de Incentivos Empresas 4.0 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem uma dotação total de 150 milhões de euros. Com o objetivo de disponibilizar às PME e às startups nacionais as condições necessárias para testar novos produtos e serviços, a Rede Nacional de Test Beds conta já com 30 candidaturas aprovadas cuja missão é desenvolver, até ao terceiro trimestre de 2025, 2.415 produtos-piloto.
A SGS é uma empresa com posição de destaque mundial em testes, inspeção e certificação. É reconhecida como referência em termos de sustentabilidade, qualidade e integridade. Os seus cerca de 97.000 colaboradores operam numa rede de 2.650 escritórios e laboratórios e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e mais interligado.