Ciente da extrema importância dos ativos humanos, e desde sempre encarando como prioritário o investimento no bem-estar dos seus cerca de 230 colaboradores, a Gebalis vem implementando um conjunto de medidas de gestão em prol da qualidade de vida dos quadros da empresa, no intuito de garantir uma saudável conjugação entre o desempenho profissional e as vivências familiar e pessoal de todos os trabalhadores.
Nesse sentido, fruto do esforço desde há muito empreendido na adoção de políticas consentâneas com as exigências laborais da atualidade – sobretudo não esquecendo os efeitos sociais e laborais originados pelos períodos de confinamento derivados da pandemia –, a empresa municipal de Lisboa vê uma vez mais reconhecido o seu empenho com a obtenção da NP 4552:2016, certificação atribuída pela Bureau Veritas no âmbito de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal dos seus Recursos Humanos.
Assente num conjunto de pilares fundamentais, como conciliação da vida familiar, práticas laborais, apoio profissional, desenvolvimento pessoal e serviços e benefícios disponibilizados a trabalhadores, importa ainda salientar que esta norma de certificação responde a alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidades, em concreto o ODS3 (Acesso à saúde de qualidade e promoção do bem-estar para todos), ODS4 (Educação inclusiva, de qualidade e equitativa), ODS5 (Igualdade de género), ODS8 (Trabalho digno e crescimento económico) e ODS10 (Redução das desigualdades).
Na sequência desta certificação da Bureau Veritas, Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da Gebalis, faz questão de destacar: «É determinante garantir o bem-estar, a todos os níveis, dos recursos humanos de uma empresa como a nossa, para que assim sejamos capazes de, em conjunto, dar resposta aos desafios de uma gestão que se quer não só eficiente, mas também inclusiva e agregadora.»
Tendo em consideração os 12 gabinetes de ação local da Gebalis, responsáveis por 69 bairros onde habitam mais de 60 mil pessoas, e face à política de proximidade continuada junto das comunidades que faz parte do ADN da empresa municipal, «o dia-a-dia dos trabalhadores é extremamente exigente no que diz respeito à componente humana», nota Fernando Angleu, que acrescenta: «O nosso compromisso tem obrigatoriamente de ir ao encontro das suas necessidades no campo da sustentabilidade familiar, pessoal e profissional, no intuito de potenciarmos e consolidarmos a melhoria da produtividade organizacional da Gebalis como um todo.»
Por ter sido uma entidade pioneira na adesão ao Pacto da Conciliação, e também por ter mantido e desenvolvido o sistema implementado e submetido o mesmo a nova certificação (re-certificação), a Gebalis assume-se como uma referência neste campo. Por este motivo, tem sido convidada por várias entidades públicas e privadas (como por exemplo LNEC, INCM, APEE, SGI Portugal) para participar em diferentes eventos no intuito de partilhar a sua experiência, e foi convidada para participar na revisão da própria Norma 4552 e para contribuir para outra norma relacionada: a Norma Portuguesa para Organizações Familiarmente Responsáveis (NP4522), desenvolvida pela CT 179 da APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial.