MC atribuiu cabaz de Natal extraordinário a colaboradores

O dia 7 de dezembro fica marcado na MC pela atribuição de um cabaz de Natal extraordinário, no valor de 500 euros, a cerca de 38.000 colaboradores. É de assinalar que a atividade da MC teve origem em 1985, dentro do Grupo Sonae, com a abertura do primeiro hipermercado Portugal.

A MC assinala que o ano de 2023 trouxe desafios ao mundo e aos portugueses, sentidos na gestão do orçamento familiar. Perante um contexto económico e social particularmente desafiante, a empresa acredita que este gesto aliviará a elevada pressão sentida no custo de vida das suas pessoas, proporcionando uma época festiva melhor para todos. Assinala ainda que está desde sempre comprometida com o bem-estar das suas pessoas, tanto a nível profissional como pessoal – faz parte da sua proposta de valor e é algo que está enraizado na sua cultura. A empresa tem reforçado o investimento na valorização das suas pessoas e na melhoria das suas condições de trabalho, em particular nas lojas e nos entrepostos logísticos, com impacto ao nível da redução da penosidade das tarefas e funções, ao mesmo tempo que investe na renovação e na melhoria das suas áreas sociais. A MC continua ainda a apostar no reforço de benefícios e vantagens que atribui aos seus colaboradores, nomeadamente em programas como o  «Somos Sonae». Este programa solidário da MC, desenvolvido em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, foi criado em 2013, com o objetivo de intervir e de apoiar os colaboradores Sonae em situação de vulnerabilidade económica ou social. Este programa disponibiliza apoio em várias vertentes, desde bens, serviços e produtos de primeira necessidade, apoio jurídico e renegociação de dívidas e créditos, apoios na área de saúde (psicológico e saúde oral), entre outros. O «Somos Sonae» conta também com eixos dedicados à literacia financeira, saúde mental e de apoio às vítimas de violência doméstica.

Ainda na área da saúde e do bem-estar, para além das consultas de psicologia ou psiquiatria incluídas no seguro de saúde, a empresa disponibiliza consultas gratuitas de apoio psicológico on-line, 24 horas por dia. Adicionalmente, foi criado o programa «#PrecisamosFalar», que visa sensibilizar para o tema da saúde mental e dotar todas as pessoas de ferramentas que lhes permitam estar atentas aos sinais de alerta (seus e de quem as rodeia). Este programa atua em três fases: sensibilização, informação e formação.

Vera Rodrigues, head of people da MC, partilha: «No contexto económico particularmente desafiante em que vivemos, sabemos que as famílias portuguesas continuam sujeitas a uma elevada pressão na gestão diária do seu orçamento. Na MC, estamos sempre empenhados em continuar a encontrar formas de dar o nosso contributo, para que nestes momentos especialmente exigentes consigamos fazer a diferença na vida de todos aqueles que nos dão o seu voto de confiança. E este compromisso começa, como sempre, de dentro para fora – cuidando das nossas pessoas, que dia após dia, em cada uma das suas funções e tarefas, nos ajudam a concretizar a nossa missão enquanto empresa. Reconhecemos e valorizamos a sua dedicação e o seu papel essencial na construção deste nosso sucesso coletivo. Acreditamos que este gesto especial, em função da carga horária e da antiguidade, será capaz de ajudar a tornar este Natal ainda mais extraordinário e aliviar alguns dos desafios do dia-a-dia.»

Scroll to Top