A edição 149 da «human» apresenta pelo décimo quinto ano consecutivo o dossier especial «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal». Este dossier inclui 27 empresas na sua edição de 2024, empresas que são exemplos de aposta nas pessoas e que a essa opção devem muito do seu sucesso. Estes casos deixam-nos novas perspetivas para a gestão das pessoas, novos olhares, sinais de mudança num mundo corporativo que tantas vezes, no passado, podíamos associar a expressões que apenas de forma débil traduziam a realidade. São também, no seu todo, um sinal de esperança, de uma verdadeira mudança que poderá num futuro mais ou menos próximo marcar a generalidade do tecido empresarial no nosso país.
Esta edição da «human» não se esgota no dossier especial. Destacamos ainda a entrevista com um empreendedor de sucesso que tem surpreendido o mercado com as soluções de espaços de trabalho que disponibiliza às empresas, reflexões sobre liderança, formação e executive search, trabalhos que mostram como a tecnologia tem impacto na competitividade da gestão de recursos humanos e como também traz novas possibilidades ao trabalho temporário, um especial sobre a iniciativa Melhores Fornecedores RH, da Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG), e a partilha de uma chief happiness officer sobre o seu equilibrio entre vida pessoal e vida profissional.
Também recordamos, em imagens, a edição deste ano do Fórum de Líderes para a Gestão do Talento, que uma vez mais teve organização da «human».
Resumo da edição
– Editorial: António Manuel Venda
– Zoom: Spotlight/ Best Of/ Dicas (Objetivos profissionais)/ Debate (Top Board Executive Talks)/ Em Síntese/ Web/ Livros/ Agenda
– Primeira Opinião: Maria João Ceitil, CEGOC
– Entrevista: Nishel Rajani, Maleo Offices
– Evento: Fórum de Líderes para a Gestão do Talento
– Destaque: Aplicações tecnológicas para trabalho temporário
– Formação: Opinião (João Franco, NBCC Academy)
– Especial: Melhores Fornecedores RH
– Executive Search: Opinião (Pedro Branco, Egor)
– Em Foco: Gestão RH – como a tecnologia promove a competitividade
– Liderança: Opinião (Artur Ferraz, IBC)
– Ambientes de Trabalho: Great Place To Work
– Dossier Especial: Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal
. Allianz
. Armasul
. Aubay
. Boost-IT
. B-Training Consulting
. Cachapuz
. Cegid
. Central de Cervejas e Bebidas
. Conceito
. Foundever
. Goldenergy
. Hitachi Solutions
. Intercontinental Lisbon
. iServices
. Kaizen Gaming
. Mary Kay
. McDonald’s
. Milestone
. Mind4Logistics
. Noesis
. Norauto
. Perfumes & Companhia
. Samsys
. Solvay Lisboa
. Winsig
. WYgroup
. Zurich
– Lifestyle: Hotel (The Oitavos)/ Automóvel (CUPRA Leon)/ Vinho (Quinta de Chocapalha Syrah 2020)/ Teatro/ Leitura
– Última Página: Ana Sofia Rolão, Universidade Nova de Lisboa
Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.
Estatuto editorial
A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.
A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.
As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.
A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.