Na passada quarta-feira, dia 29, foram entregues em Lisboa os prémios Empresas Felizes 2024 e as distinções Happy Boss by Happiness Works 2024 e Happiness Manager by APG 2024 em parceria com o Happiness Works. Esta última distinção, que vai no segundo ano, é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG), em resultado do trabalho desenvolvido no âmbito da Certificação em Happiness Manager.
O estudo «Happiness Works» avalia o nível de felicidade das organizações em Portugal. Aí são calculados o índice total de felicidade organizacional, o índice de felicidade dos colaboradores com a organização e o índice de felicidade dos colaboradores com a função que desempenham. Isto resulta numa lista com as 20 empresas consideradas mais felizes em 2024. São as seguintes:
– AMCO – Intermediários de Crédito – 1º lugar
– Milestone Consulting – 2º lugar
– Wellow Group – 3º lugar
A organização apenas refere o top três em termos de ranking. As restantes são apresentadas por ordem alfabética, assim:
– Adecco Portugal
– Altronix – Sistemas Electrónicos
– Beltrão Coelho – Sistemas de Escritório
– COBELBA Sociedade de Construção Civil
– L.I.S. – Colégio Novo da Maia
– CREATE IT – Integração e Desenvolvimento de Sistemas Informáticos
– FLAG
– IEP – Instituto Electrotécnico Português
– Menin Wine Company
– PHC Software
– Portocargo Transitários
– Quilaban, Química Laboratorial Analítica
– RHmais
– Samsys – Consultoria e Soluções Informáticas
– Smart Consulting
– Smartidiom
– WYgroup
A distinção Happy Boss by Happiness Works 2024 foi atribuída a Sérgio Luciano, chief executive officer (CEO) do Grupo Quilaban.
Já a distinção Happiness Manager by APG 2024 foi atribuída a Anabela Salgado Serra, enfermeira com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, coordenadora da Comissão para a Igualdade, Coordenadora da Comissão de Combate ao Desperdício e presidente da Comissão da Qualidade e Segurança do Doente. Nos últimos quatro anos, a distinguida tem aplicado o estudo «Happiness Works» no Hospital Distrital da Figueira da Foz, agora integrado na ULS do Baixo Mondego, contribuindo para aumentar o nível de felicidade organizacional na organização.
Realizado desde 2012, o estudo «Happines Works» avalia anualmente o nível de felicidade das organizações em Portugal.