Aubay

As pessoas como o maior e mais valioso ativo

Texto: Redação «human» Foto: DR

Multinacional de origem francesa, a Aubay está desde 2007 em Portugal, onde conta com cerca de 1.450 colaboradores e mais de 150 clientes ativos. Com sede em Lisboa e escritórios no Porto, é uma consultora especializada em gestão, implementação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, com três grandes áreas: Technology Services (Team Extension); Projects and Services (Tech Turnkey Projects); e Nearshore.

João Miguel Rodrigues, chief people officer da tecnológica no nosso país, assinala que «os últimos seis anos foram marcados por um crescimento exponencial, que permitiu triplicar a dimensão em Portugal». E acrescenta: «Neste período, a Aubay tornou-se numa das maiores empresas de prestação de serviços de TI [tecnologias de informação] em Portugal, tornando ainda mais desafiante manter a nossa cultura familiar, de total proximidade, em que cada pessoa e o seu bem-estar realmente importam.»

Como empresa de prestação de serviços, a Aubay tem nas suas pessoas «o seu maior e mais valioso ativo», salienta o responsável. «Apostar, disseminar e defender a nossa cultura é investir diretamente no nosso negócio, confiando que a forma como tratamos e cuidamos das pessoas se faz sentir na forma como o serviço é prestado ao cliente, criando relações duradouras, assentes em pilares como o respeito, a abertura, a disponibilidade, a excelência e a qualidade de resposta», diz, para logo assinalar: «A nossa missão traduz-se em sermos agentes ativos no processo de transformação digital em Portugal e agregar valor aos nossos clientes, através do know-how das nossas pessoas, tratando todas com proximidade e preocupação, inspirando outras empresas a atingir resultados gerindo as suas pessoas de forma humana e inovadora.» Mais: «Acreditamos que a Aubay marca a diferença no mercado, pela forma humana e inovadora como trata as suas pessoas, e isso é notório e evidente em todas as auscultações que fazemos aos nossos stakeholders, destacando habitualmente o ambiente positivo, divertido, acolhedor e familiar que se vive na empresa e a forma como todas as pessoas são tratadas, com respeito, empatia, gratidão e máxima abertura e transparência.»

A cultura da Aubay nasceu e cresceu com a empresa. Em 2018, foi criada a área de People & Culture, aumentando o foco e o investimento na gestão estratégica de pessoas e no desenvolvimento da cultura e da marca em Portugal, «permitindo tornar a cultura mais visível e tornar a Aubay Portugal numa marca empregadora de referência», partilha João Miguel Rodrigues. E assinala: «A dimensão da empresa, a flexibilidade adotada e as diferenças geracionais tornam cada vez mais desafiante manter este ADN, pois qualquer iniciativa que queremos que chegue a todos, rapidamente se torna em algo enorme e difícil de personalizar. Acreditamos que continuamos no bom caminho e a proporcionar uma boa experiência às nossas pessoas, mas sempre conscientes de que one size doesn’t fit all e de tudo o que isso implica.»

O responsável acredita que «as pessoas sentirem-se escutadas é uma das formas mais eficazes de trabalhar a personalização, garantir compromisso, engagement e motivação das equipas», e é isso que procura fazer constantemente. «Quando as pessoas se sentem parte integrante, preocupam-se em acrescentar valor, em participar ativamente nas iniciativas e nas soluções para os problemas, e isso é inestimável», diz, assinalando no entanto que «não chega ouvir; há que ter em consideração o que nos é dito e dar feedback a quem investiu tempo a dar ideias/ opiniões, explicando o porquê de se avançar ou não com as mesmas». Quando isto acontece, «a relação de confiança tende a ser mais sólida e torna-se um círculo virtuoso». Na Aubay, a iniciativa AubayTIsfaction foi pensada exatamente para este fim.

Atrair e reter o talento

A proposta de valor (EVP, employee value proposition) da empresa está pensada com base nas pessoas, e a marca de empregador foi construída de dentro para fora. Ou seja: «Antes de comunicarmos para fora uma iniciativa, precisamos de saber como tratamos as nossas pessoas e definir o que queremos e temos para lhes oferecer. Foi daqui que surgiu o ‘Ser Inovador é Humano’, o nosso statement de comunicação que visa demonstrar a nossa cultura. A experiência e o testemunho das nossas pessoas serão sempre o nosso melhor marketing», salienta João Miguel Rodrigues.

Ao longo dos últimos anos, a empresa implementou inúmeras iniciativas que pretendem atrair, motivar, desenvolver e reter talento. Deixamos alguns exemplos: um programa dedicado a saúde e bem-estar (PULSE by Aubay); parcerias de valor acrescentado como a Team 24 (plataforma de serviços de saúde mental) e a Vip Disctrict (plataforma de benefícios e engagement); eventos corporativos, alguns regulares, que juntam toda a empresa, outros que visam aproximar os elementos das equipas (por exemplo, team buildings), outros dedicados ao on-boarding de colaboradores estrangeiros (walking tours), entre muitos outros; aposta numa comunicação disruptiva (podcast, newsletter); programas para aumentar a proximidade com candidatos (AubayConnect, AubayFuture, AubayAlumni); práticas e benefícios destinados a flexibilidade e work-life balance (dias de folga extra associados à antiguidade, smartworking); parentalidade (kit de nascimento, apoio escolar); academia de formação com múltiplos produtos formativos, como webinars semanais, uma plataforma de e-learning, mentorias, eventos, aulas de línguas, entre outros.

João Miguel Rodrigues refere que «todas estas ações são pensadas olhando às várias dimensões do bem-estar subjetivo (físico, social e mental) das pessoas e colocando a Aubay num papel de influenciadora, dinamizadora e facilitadora». Isto para que «o bem-estar individual se transforme em bem-estar coletivo (cultura), materializando-se em resultados para a organização e em oportunidades e experiências fantásticas para as pessoas».

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