B-Training Consulting

19 anos a crescer de forma sustentada

Texto: Redação «human» Foto: DR

A B-Training Consulting tem-se destacado ao longo dos anos nas áreas da Consultoria de E-Learning, Certificação DGERT e Formação Profissional. O reflexo disso está no crescimento sustentado que tem registado e na sua dinâmica no mercado, assim como nas várias distinções em estudos ligados a ambientes de trabalho e nas certificações da sua gestão e dos seus resultados.

Olhando para os 19 anos de atividade da empresa, Carlos Costa fala de «um percurso marcado por laços de confiança com os clientes e pela construção de uma equipa de excelência, muito unida e empreendedora». E salienta: «O reconhecimento por parte do mercado da qualidade do nosso trabalho é algo que nos enche de orgulho e nos entusiasma para continuarmos a trabalhar diariamente, satisfazendo superiormente as necessidades dos nossos clientes.»

Ao nível da gestão das pessoas, o responsável aponta um momento antes da pandemia no qual trabalhavam presencialmente no escritório, estavam organizados fisicamente por áreas de negócio e iam procurando sempre formar os colaboradores no sentido de perceberem a cultura da empresa e alinharem-se com ela. No pós-pandemia, por decisão de todos, encontram-se a trabalhar em regime híbrido, maioritariamente em teletrabalho. Desde então, foi implementado um modelo de gestão de pessoas à distância.

Sobre este modelo, Carlos Costa refere que tem sido um grande desafio, e que está a ser bem sucedido porque têm uma equipa com um sentido de responsabilidade e autonomia elevados. Realça ainda «a rápida evolução tecnológica, que muda a forma como trabalhamos e interagimos», sendo que «este processo de transformação digital em curso tem sido uma oportunidade para ajudar os clientes no caminho da digitalização da formação».

Práticas marcantes

Carlos Costa refere ainda duas práticas de gestão de pessoas que considera marcantes na B-Training: «Uma primeira prática é o modelo de comunicação à distância, cuja implementação permitiu um maior conhecimento de cada um em termos pessoais e profissionais.» Todas as manhãs, a equipa reúne-se num briefing para fazer jogos, dinâmicas de grupo e trocar experiências de vida. E tem sido surpreendente a criatividade da equipa, assim como o facto de passarem a comunicar mais entre todos e a conhecerem-se melhor. A outra prática de gestão de pessoas que o responsável destaca tem a ver com os eventos lúdicos, através dos quais procuram surpreender os colegas com deslocações para fora de Lisboa, onde vivem experiências únicas. Isto para além de um evento cultural anual à escolha da equipa e do convívio de final do ano.

O responsável partilha ainda como estão a encarar os desafios da Inteligência Artificial (IA), sobretudo na ligação com o capital humano. Na B-Training são vistos como «uma oportunidade de negócio e de crescimento interno», diz, acrescentando: «Somos uma empresa de cariz inovador, já estamos a utilizar ferramentas de IA para melhorar os serviços que prestamos aos clientes e aproveitamos em simultâneo para todos crescermos em termos de conhecimento e processos de trabalho.» Tudo isto, faz com que trabalhem de forma mais eficaz, com mais ferramentas para inovarem no dia-a-dia, melhorando a qualidade dos serviços.

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