Boost-IT

Com os olhos no amanhã

Texto: Redação «human» Foto: DeF

O que realmente nos distingue no mercado é o nosso compromisso constante com a inovação e o investimento nas nossas pessoas.» A afirmação é de Filipa Lopes, human resources director da tecnológica Boost-IT, que integra o Nexus Capital Group, e que logo adianta: «Não só implementamos soluções pioneiras que definem padrões no sector, como também cultivamos um ambiente onde cada colaborador é visto como fundamental para o sucesso coletivo. Esta sinergia entre tecnologia de ponta e desenvolvimento humano é o que impulsiona o nosso crescimento sustentável. De certa forma, é afirmar que o nosso foco em atrair clientes de grande valor internacional, que procuram desenvolver complexas soluções, ajuda a atrair o melhor talento em Portugal.»

Olhando para o percurso da empresa «com uma mistura de orgulho e gratidão», a responsável partilha que desde o início se focaram na qualidade, na inovação e na sustentabilidade, elementos que consideram «permitem continuar a crescer de forma responsável». Mais: «Cada etapa do nosso desenvolvimento reflete o empenho e a excelência dos nossos colaboradores, e é este compromisso que nos motiva a alcançar ainda mais. Embora, para sermos totalmente francos, estamos muito mais focados no futuro do que naquilo que já foi construído, pois os olhos estão no amanhã.»

Nesta perspetiva é oportuno perceber, por exemplo, como veem na empresa os desafios da Inteligência Artificial (IA), sobretudo em ligação com o capital humano. Filipa Lopes diz que encaram esses desafios como «oportunidades para melhorar e otimizar as práticas de gestão de pessoas», dando um exemplo: «Estamos a explorar formas de integrar a IA nas nossas operações para aumentar a eficiência, ao mesmo tempo que garantimos que os nossos colaboradores continuam a desempenhar um papel central na tomada de decisões e no desenvolvimento do negócio.»

Uma estratégia mais holística

No que diz respeito à estratégia para a gestão das pessoas, a Boost-IT tem vindo a evoluir para que esta se torne «mais holística, valorizando tanto o bem-estar como o crescimento profissional de cada membro da equipa», partilha Filipa Lopes. «Implementámos programas robustos de formação e desenvolvimento pessoal e profissional que não só capacitam os nossos colaboradores, mas também criam um ambiente onde todos se sentem motivados e valorizados», diz ainda a responsável, assinalando que «os desafios mais impactantes para a estratégia de gestão de pessoas têm sido o dinâmico mercado de talentos e as expectativas em constante mudança dos clientes». Assim, para enfrentar estes desafios, adaptam continuamente as práticas de gestão de talentos, assegurando que estão sempre na vanguarda na atração, no desenvolvimento e na retenção de talentos excecionais. Tudo isto, tendo em consideração que o grupo de empresas a que a Boost-IT pertence, a Nexus Capital, começou em 2018, depois, em 2019, aconteceu o COVID, depois a invasão da Rússia à Ucrânia e agora a crise no Médio Oriente. Ou seja: «De um ponto de vista macro, sempre tivemos grandes desafios pela frente», assinala a responsável.

Uma coisa é inegável: na Boost-IT, «a conexão entre pessoas e negócio é fundamental», enfatiza a responsável, assinalando ainda: «Alinhamos estreitamente a nossa gestão de pessoas com os objetivos estratégicos, garantindo que cada colaborador não só compreende a sua contribuição para o sucesso da empresa, mas também se sente integralmente envolvido e essencial para alcançar os objetivos comuns.»

Finalmente, o destaque para algumas práticas de gestão das pessoas implementadas mais recentemente: «Desenvolvemos um plano abrangente de benefícios que visa não apenas atrair talentos, mas também garantir o bem-estar e a satisfação dos nossos colaboradores. Além disso, criámos um programa de avaliação do bem-estar organizacional, que consiste em pedir feedback regular dos colaboradores sobre diversos aspetos do ambiente de trabalho, cultura da empresa e satisfação no trabalho. Esta iniciativa permite-nos identificar áreas de melhoria e abordar questões específicas que afetam o bem-estar dos nossos colaboradores de forma proativa.» Segundo Filipa Lopes, «os resultados têm sido bastante encorajadores, com melhorias notáveis na comunicação interna, na coesão das equipas e na retenção de talentos».

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