InterContinental Lisbon

De pessoas para pessoas

Texto: Redação «human» Foto: DeF

Trabalhar em hotelaria é uma experiência única onde abraçamos todos os dias desafios e oportunidades em prole de experiências.» Vítor Silva, diretor de recursos humanos do InterContinental Lisbon, resume assim o trabalho num dos sectores em maior destaque nos últimos tempos, sobretudo em Portugal, para logo assinalar: «Focamos o nosso dia-a-dia na magia dos que dão vida ao InteContinental Lisbon e asseguram os nossos compromissos nas artes da qualidade e na experiência dos clientes, tornando cada vez mais a nossa casa como o local ideal para ficar, seja em negócios, seja em lazer.»

Empresa de pessoas para pessoas, o InterContinental Lisbon tem pautado o seu percurso pela adoção de estratégias ESG (environmental, social and governance), que contribuem para consolidar a sua maturidade, os seus valores e o seu espírito. «Assumimos estratégias sociais que estão na base do pleno propósito e do valor da nossa missão», diz o responsável, assinalando: «O InterContinental Lisbon, com a sua brilhante equipa, tem contribuído para a dignificação do sector, entre outros aspetos pelas práticas de excelência e diferenciadoras na gestão de recursos humanos. Assumimos a qualificação, a capacitação e a formação como fatores chave de sucesso e somos inovadores nas práticas e dinâmicas de gestão das pessoas.»

Na estratégia para a gestão das pessoas, há três importantes compromissos com os colaboradores: «Todos têm espaço para crescer, espaço para pertencer e espaço para marcar a diferença. Estes compromissos são o garante no modo como encaramos o nosso saber ser e saber estar na hotelaria», explica Vítor Silva, que realça ainda o facto de acreditarem que «equipas mais fortes, mais coesas e mais capacitadas são por si, fatores de inspiração para o crescimento de todos». Mais: «As prioridades da nossa gestão passam pela avaliação e pela monitorização constante da satisfação e da motivação das nossas pessoas. Avaliamos o clima e a cultura organizacional como imperativos para a melhoria contínua.»

Tendo em conta as exigências do sector, o InterContinental Lisbon desenvolveu estratégias, programas, ações e dinâmicas diferenciadoras que promovem a saúde mental e o bem-estar organizacional. O responsável partilha: «Cada vez mais é importante ter à disposição das nossas pessoas programas de formação, de avaliação, de intervenção e de monitorização para lidar com questões como stresse, conflitos, burnout e resiliência. É crucial o foco na promoção de estratégias de autocuidado e suporte emocional, desenvolvendo abordagens proativas com necessidades específicas dos colaboradores, promovendo uma cultura de apoio e prevenção de problemas de saúde mental.»

Múltiplos reconhecimentos

A equipa do InterContinental Lisbon abraça o mote «Inspire Incredible», em que parte desta ação passa pelo impacto que dá na relação com os clientes e na relação com as comunidades. «Por via das ações, das dinâmicas e dos programas de responsabilidade social e de sustentabilidade social, saímos reforçados e sempre com objetivos cada vez mais ambiciosos», assinala Vítor Silva, referindo a seguir: «Somos o único hotel em Portugal reconhecido com a Marca Entidade Empregadora Inclusiva, sendo que na edição de 2023 as nossas práticas no leque de Diversidade, Equidade e Inclusão mereceram a menção de Excelência; somos o único hotel em Portugal com o Prémio Locais de Trabalho Saudáveis; desde 2022 que fazemos parte da comunidade de empresas certificadas «Great Place To Work Portugal; em 2023, integrámos o ranking Best Workplaces Portugal, com um honroso oitavo Lugar na dimensão de 101 a 200 colaboradores, e em 2024 o nosso indicador de confiança levou-nos até um fantástico terceiro Lugar; em 2023, na Cerimónia Best Workplaces Portugal, o InterContinental Lisbon foi também distinguido com o selo Cultura for ALL, que reconhece as boas práticas sociais, bem como ao nível da responsabilidade social, da sustentabilidade ambiental e de saúde e bem-estar; em 2023, passámos a integrar a comunidade de empresas galardoadas com o Selo Green KEY, pelas políticas e boas práticas em matéria de sustentabilidade ambiental. No contexto atual, defendemos, promovemos e apoiamos sharing is caring, o que nos tem merecido destaque especial no sector, com os prémios anuais We Care e We Share.»

Uma referência ainda para o foco em termos de diversidade e inclusão, onde um exemplo é o programa Let’s Go Further Together, que avalia a relação com o meio social – colaboradores, comunidades locais e cidadãos em geral – considerando aspetos como emprego, saúde, segurança, diversidade, igualdade e inclusão. «Este programa reflete os valores corporativos da empresa e fortalece os laços com as comunidades locais», assinala o responsável, destacando que ao nível da gestão de topo e dos outros níveis hierárquicos criam condições para a compreensão, o respeito e a promoção da diversidade por todas as pessoas. O hotel foi inclusive distinguido com vários selos da diversidade promovidos pela APPDI – Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, nomeadamente em cultura organizacional, desenvolvimento profissional e progressão na carreira e ainda compromisso da gestão de topo e dos outros níveis hierárquicos.

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