Kaizen Gaming

Mais de 2.500 kaizeners em todo o mundo

Texto: Redação «human» Foto: DR

A human resources manager da Kaizen Gaming destaca a indústria em que estão ligados, a do jogo on-line, como «apaixonante e competitiva», sendo que «prestar um serviço de excelência a todos os stakeholders, mantendo uma mentalidade de crescimento entre a equipa, o que é muito importante para a cultura e para os negócios da empresa». Cláudia Dionísio refere ainda: «Com um ambiente de trabalho célere e dinâmico e uma força de trabalho multigeracional, os colaboradores da empresa abraçam uma mentalidade de melhoria contínua, para proporcionar uma excelente experiência on-line ao nosso público, experiência essa que é suportada pela mais recente tecnologia e por uma cultura de jogo responsável.»

Para a responsável, «manter as pessoas no epicentro da estratégia está diretamente ligado à responsabilidade pelo seu crescimento e pelo seu desenvolvimento na Kaizen Gaming, desde o primeiro dia». Mais: «A empresa tem crescido rapidamente, somos mais de 2.500 kaizeners em todo o mundo, operamos em 14 países e a nossa equipa reúne 32 nacionalidades. Orgulhamo-nos de sermos certificados como um ótimo lugar para trabalhar nas diferentes geografias, incluindo em Portugal, e de termos alcançado elevados índices de envolvimento por parte das nossas equipas. Estamos muito orgulhosos das diferentes conquistas até agora e ao mesmo tempo entusiasmados com o contínuo crescimento e a contínua expansão das nossas marcas.»

A Kaizen Gaming tem como base o valor «People First», as pessoas primeiro, e aborda continuamente o desenvolvimento e o bem-estar dos colaboradores. «Temos vindo a desenvolver planos de carreira para os kaizeners e reforçámos a nossa formação através do desenvolvimento de programas funcionais e interdepartamentais», partilha Cláudia Dionísio, acrescentando: «Não só programas individualizados na Udemy, plataforma on-line que utilizamos na disponibilização das mais variadas áreas de formação aos colaboradores, como no desenvolvimento específico das lideranças.» Aqui, toma como exemplo a Escola de Liderança: «É um programa global de formação de ciclo de vida, que visa desenvolver a liderança, mas também garantir que os líderes tenham todas as qualidades e todos os conhecimentos necessários para liderar pelo exemplo, garantir a equidade, construir sentimento de pertença e valorizar e alavancar a singularidade das nossas pessoas. Por exemplo, tivemos mais de 400 promoções durante o ano passado, o que proporcionou muitas oportunidades aos profissionais com alto desempenho, incluindo os mais jovens da nossa equipa. Também desenvolvemos permanentemente o nosso programa de bem-estar, ‘Better You’, aumentando os benefícios e webinars de bem-estar e expandindo as iniciativas dos nossos colaboradores, fizemos um esforço extra e disponibilizámos um programa de assistência ao colaborador que oferece aconselhamento, orientação e ferramentas para questões emocionais, financeiras, jurídicas e de vida profissional.»

Foco na comunicação

A Kaizen Gaming opera em Portugal através da marca Betano. Por se tratar de uma indústria de paixão e entretenimento, «o foco está em manter a constante comunicação bidirecional e transformar a dinâmica diária de trabalho em algo que possa ser também agradável para os colaboradores», explica a responsável. «Temos iniciativas recorrentes com as nossas equipas, como team buildings trimestrais, ativações e eventos, a par de uma comunicação transparente e regular. Além disso, temos um evento com o nosso CEO [chief executive officer], dirigido a toda a empresa, a cada seis semanas, nas quais ele dá atualizações do negócio, novidades sobre projetos de inovação ou outras iniciativas que a empresa esteja a desenvolver; e até, no final, temos sempre disponível uma sessão de perguntas e respostas, aberta a todos os colaboradores.»

Uma referência especial vai para o on-boarding, através da criação do programa «Kaizen Buddy», para auxiliar novos colaboradores. Neste programa, desenvolve-se relacionamentos informais entre um recém-chegado e um kaizener, que será não apenas um ponto de contacto único e confiável no início da integração, poderá também servir de inspiração às novas contratações. «Já tivemos mais de 1.500 participantes e 110 matches interdepartamentais», partilha a responsável, assinalando ainda: «Também transformámos a formação inicial em programas de e-learning, alteração que foi muito bem recebida por todos de acordo com o feedback recente.»

Finalmente, é de assinalar que, do ponto de vista do recrutamento, a empresa continua com uma estratégia ativa de captação de talento na área das tecnologias. Tem reforçado a presença em feiras e eventos universitários, dando-se a conhecer aos estudantes assim como as oportunidades de que dispõe, uma vez que pretende reforçar o hub tecnológico em Lisboa. «O objetivo é pelo menos duplicar a equipa tecnológica em Portugal, e estamos a recrutar engenheiros e responsáveis de produto, para formar as nossas equipas envolvidas no desenvolvimento interno de produto», partilha Cláudia Dionísio.

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