Milestone

Uma cultura de felicidade e bem-estar

Texto: Redação «human» Foto: DR

Tem como propósito ser uma referência em Portugal na consultoria em IT (tecnologias de informação), e para isso aposta em «diversidade de ofertas, elevada especialização, extrema qualidade de execução e entrega e ambiente de trabalho inspirador, com uma forte cultura de compromisso e de reconhecimento». Assim se apresenta a Milestone, nas palavras de Liliana Silva, people director da empresa, que ainda refere: «Queremos criar um impacto positivo nos clientes e nos colaboradores e um futuro melhor para as pessoas através de agilidade, inovação e tecnologia. E focamos as nossas práticas com vista à promoção do desenvolvimento, do bem-estar e da felicidade dos colaboradores.»

Desde que iniciou a atividade, a Milestone aposta num «elevado nível de especialização e excelência, aliado a uma forte cultura de proximidade», realça ainda a responsável, frisando que são eixos de diferenciação competitiva que ainda hoje os distinguem. Em termos estratégicos, mantém o foco em áreas como Sustentabilidade e Clima, Ativos tecnológicos, Cibersegurança e Analytics, Investigação e Desenvolvimento (I&D) e também Inteligência Artificial (IA). Nesta última área, a empresa olha para os desafios que coloca reconhecendo a sua importância como potenciadora das práticas de gestão de capital humano, tendo inclusive desenvolvido uma solução de people analytics. Esta solução, comenta Liliana Silva, «trouxe à Milestone uma nova forma de obter conhecimento, através de análises preditivas e machine learning, essencial no apoio à tomada de decisão e no alinhamento dos processos de gestão de talento».

Em destaque na Milestone está «a aposta na excelência da experiência de colaborador, desde o momento da atração, passando por todos os pontos de contacto com a empresa», partilha Liliana Silva, salientando que tudo isto parte de «uma estratégia people centric». Promovem uma cultura de felicidade e bem-estar, desenvolvendo um conjunto de práticas como resposta aos desafios nas áreas do bem-estar físico, psicológico, social e financeiro. Outra linha orientadora da estratégia de gestão de pessoas é a forte cultura de reconhecimento do desempenho e do envolvimento na empresa. «Continuamos a investir em modelos de trabalho flexíveis, de modo a ir ao encontro das necessidades atuais das nossas pessoas, sem descurar o foco na cultura de proximidade que nos caracteriza», diz a responsável, destacando ainda a aposta no desenvolvimento das competências das equipas, algo que considera «essencial para garantir elevada performance e capacidade de adaptação às constantes mudanças a que assistimos».

Integridade, respeito, compromisso

Com uma perspetiva de crescimento sustentado, a Milestone prevê contratar cerca de 25 pessoas até ao final do ano. Valoriza o perfil comportamental das pessoas que integra nas suas equipas, para além das competências técnicas requeridas para cada função. Competências como capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico, capacidade de colaboração e de aprendizagem ativa são essenciais no desempenho da atividade da empresa. Ao mesmo tempo, há uma valorização de pessoas cujos valores estão alinhados com os da Milestone, como a integridade, o respeito e o compromisso. Para estes novos talentos e para as quase duas centenas que já integra, a Milestone aposta num modelo de trabalho híbrido em que cada pessoa pode escolher o local onde trabalha. A presença no escritório é opcional, sempre que as funções o permitam. Liliana Silva explica desta forma a adoção do modelo: «Teve como base a auscultação das nossas pessoas e tem permitido uma melhor gestão da sua vida pessoal e profissional e maiores índices de satisfação. Adicionalmente, este modelo tem permitido atrair, contratar e reter talentos em várias geografias.»

 Finalmente, na área do bem-estar e do desenvolvimento pessoal e profissional, a responsável destaca o programa de apoio psicológico e coaching, assinalando, em jeito de conclusão: «O acesso a estas ferramentas, de acordo com o feedback dos nossos colaboradores, tem funcionado como um apoio adicional na gestão dos seus desafios, proporcionando-lhes um maior equilíbrio emocional, psicológico e social.»

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