Os jovens e as redes sociais na busca de emprego

O Dia Mundial das Redes Sociais celebra-se no próximo dia 30 de junho. Para assinalar esta efeméride, a Eurofirms Group divulgou os resultados do seu estudo «Redes Sociais e Geração Z», realizado em Espanha, que revela que 70% dos jovens confiam na eficiência das redes sociais na altura de procurar emprego. O estudo demonstra assim que a Geração Z, que abrange os jovens nascidos entre 1997 e 2012, está a transformar a forma como as empresas procuram e contratam talento.

Agora que termina mais um ano letivo nas escolas e nas universidades, milhares de jovens da Geração Z iniciam o processo de procurar trabalho. Um processo no qual cada vez mais se destaca o protagonismo das redes sociais, como indica o estudo da Eurofirms Group. O LinkedIn (44,8%), o Instagram (44,5%) e o Facebook (26%) são as plataformas mais efetivas para encontrar emprego, de acordo com os jovens espanhóis. 20% dos jovens que participaram no estudo afirmam que o LinkedIn e outras redes sociais são o seu principal canal para procurar trabalho, enquanto 20,3% recorre a apps específicas para procurar emprego.

Inovação e adaptação para atrair a nova geração de talento

Quando procuram trabalho nas redes sociais, os jovens dão mais valor à facilidade para enviar o currículo (43%), à possibilidade de encontrar ofertas relacionadas com os seus interesses (34%) e à ampla informação das ofertas e das empresas anunciantes (29%). Estes fatores realçam a importância de uma presença digital sólida e atrativa para captar e reter o interesse dos jovens talentos.

Sara Pimpão, country leader do Grupo Eurofirms em Portugal, ressalva isso mesmo: «As redes sociais revolucionaram a nossa forma de nos ligarmos e relacionarmos com os outros, e essa revolução chegou também ao mercado laboral. A Geração Z não procura apenas emprego de uma maneira distinta, mas também valoriza outros fatores como a cultura corporativa, a flexibilidade laboral e as oportunidades de desenvolvimento profissional. Neste contexto, as empresas necessitam de se adaptar se querem ser capazes de atrair o talento do futuro.»

Redes sociais, uma grande oportunidade para as marcas

A perceção das marcas nas redes sociais também é um fator a ter em conta quando se fala da Geração Z. Segundo o estudo, 61% dos jovens acredita que o conteúdo orgânico os ajuda a melhorar a perceção e a conhecer os serviços que oferece uma marca. Por outro lado, 45% considera incómodo o conteúdo publicitário e até 20% descreve a publicidade como intrusiva.

Os conteúdos das marcas que a Geração Z considera mais atrativos são principalmente as dicas, os conselhos e os truques (55%), e as promoções e descontos (51%). Além disso, o conteúdo humorístico também é popular, atraindo 38% dos inquiridos. Em sentido oposto, os conteúdos menos atrativos para os jovens incluem campanhas publicitárias (12%), o conteúdo corporativo (8%) e webinars ou diretos (7%).

O estudo da Eurofirms Group confirma ainda que as redes sociais se converteram na principal fonte de informação para a Geração Z. Os dados mostram que 53,3% dos jovens usam principalmente as redes sociais para se relacionarem com amigos e conhecidos, 52% para descobrir conteúdos e/ ou interesses, e 47% para se manterem informados. No que diz respeito às redes sociais mais utilizadas, destacam o Instagram (91,5%), o WhatsApp (89,7%) e o Tik Tok (80,8%).

O estudo

O estudo levado a cabo pela Eurofirms Group contou com a participação de 600 jovens com idades entre os 16 e os 24 anos, com uma idade média de 19,8 anos. A amostra é representativa em termos de género, com uma distribuição equitativa de 50% de homens e 50% de mulheres. 34% dos participantes finalizaram o secundário, enquanto 15% completou a Educação Secundária Obrigatória (ESO). O estudo pode ser acedido aqui.

A empresa

O Grupo Eurofirms foi a primeira empresa espanhola de recursos humanos, a quarta do setor em Espanha, a ser reconhecida pelo «The Financial Times» como uma das 1.000 empresas com maior crescimento na Europa. Com um volume de negócios de 500 milhões de euros em 2021 e uma rede de cerca de 150 delegações em Espanha, Portugal, Itália, Chile e Holanda, tem uma ampla cobertura geográfica e uma elevada qualidade de serviço aos seus clientes.

O modelo do Grupo Eurofirms passa por ser uma empresa tecnológica comprometida com as pessoas, privilegiando a liderança por valores, uma das razões pelas quais a empresa se tornou uma referência de qualidade no sector dos recursos humanos, e consolidando um modelo de negócio próprio que coloca as pessoas e os seu bem-estar em primeiro lugar para obter os melhores resultados.

Eurofirms ETT, Claire Joster, Selection, Inneria e Fundação Eurofirms são as marcas que integram o Grupo Eurofirms em Portugal, através do qual oferece serviços de trabalho temporário, executive search. seleção de pessoal, outsourcing e normalização da deficiência no mercado de trabalho.

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