Mind4Logistics

Evoluir com as pessoas e pelas pessoas

Texto: Redação «human» Foto: João Bizarro

A Mind4Logistics desempenha a sua atividade na área da logística. Especializada nos serviços de transporte marítimo, aéreo e multimodal, alarga a sua atuação ao despacho das mercadorias e à armazenagem e logística contratual com claro enfoque no automotive e na energia. Pelas sinergias criadas entre as empresas do Mind4Group, onde além da Mind4Logistics estão a Mind4Customs e a Mind4ProjectCargo, abrange no seu leque de opções os serviços de aconselhamento aduaneiro e o transporte de mercadoria sobrepesada, sobredimensionada, sensível e urgente.

Jorge Emanuel Ramalho, chief executive officer (CEO) da Mind4Logistics, olha para o percurso da empresa com «humildade e muito orgulho», diz que se trata do «resultado do esforço de uma enorme equipa» e salienta: «Em pouco mais de três anos, foi criado um grupo empresarial com quatro empresas (uma delas a holding do grupo), com atividade diversificada, atingindo o devido reconhecimento nacional e internacional das nossas marcas, dos nossos serviços, da nossa forma diferente de estar no mercado e acumulando resultados financeiros positivos que nos permitem investir no futuro, no crescimento das nossas pessoas e das nossas empresas.»

Todos estes projetos têm as pessoas, as suas pessoas e as que gravitam em torno da atividade, como um pilar essencial para o sucesso. «Queremos evoluir com as pessoas e pelas pessoas, de forma muito particular pelas nossas pessoas que diariamente executam as suas tarefas e nos permitem chegar cada dia mais longe», enfatiza o responsável, referindo ainda: «Temos a proximidade que criámos e o compromisso que todos abraçam, quando conhecem e aceitam integrar os nossos projetos empresariais. Reconhecemos que o crescimento gera desafios, de forma particular ao nível da gestão de pessoas, pelo que no decorrer deste ano o investimento será claramente reforçado neste pilar.»

Jorge Emanuel Ramalho faz notar que os mercados evoluem de forma muito rápida e os constrangimentos surgem de onde menos se espera. «Se olharmos atentamente para este percurso, passámos pelo Covid-19, e quando terminou estava a surgir uma inesperada guerra na Ucrânia, e de seguida o conflito entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza. Na nossa atividade, passámos muitos constrangimentos, pela subida dramática dos fretes marítimos e aéreos, pela crise do navio a bloquear o Canal do Suez durante largo período e mais recentemente pelos ataques do grupo de rebeldes Hutis no Mar Vermelho, que obrigaram ao desvio de rotas comerciais com nova destabilização em termos de custo de transporte e tempo de chegada das mercadorias aos destinos. Sem esquecer o navio que, depois de tantas pontes passar, destruiu a ponte de Baltimore.

Sendo a logística uma atividade por si desgastante, tudo isto afeta a cadeia de transportes, obrigando a reforçar o trabalho com as equipas, sobretudo em competências transversais como a resiliência, a proatividade e a empatia. «São competências fundamentais para ultrapassar as dificuldades e estar em permanente contacto com os clientes, minimizando o impacto das notícias menos positivas», assinala Jorge Emanuel Ramalho.

Reconhecimento

O responsável reitera a ideia de que em empresas que se dedicam à prestação de serviços, as pessoas são um dos principais pilares do sucesso. Assim, o foco e a dedicação das equipas aos clientes «é um elemento essencial», refere, para logo acrescentar: «Sentir as necessidades dos nossos clientes como nossas é uma frase que persiste nas nossas ações. As relações interpessoais e a cultura organizacional que foi criada permitem-nos ter um ambiente onde as pessoas veem reconhecido o seu valor e se sentem motivadas para continuar a crescer individualmente e a contribuir para o crescimento do negócio.»

Nas práticas de gestão das pessoas, Jorge Emanuel Ramalho faz alguns destaques, partilhando que, «promovendo o pensamento de todos os colaboradores para o crescimento do negócio», criaram dois projetos de reuniões em patamares diferentes da organização. Num primeiro patamar foi criado um grupo de trabalho de quatro responsáveis de departamento, denominado Board Meeting, com reunião semanal para analisar resultados e oportunidades de melhoria. Quinzenalmente reúnem com o CEO e com um coach empresarial externo para apresentação e discussão dos referidos resultados e das oportunidades. «O que primeiro notámos foi a tomada de consciência. Quando parece que estamos a chegar ao cimo da montanha, olhamos para cima e descobrimos que ainda temos muito mais para subir. O caminho do sucesso individual e empresarial obriga a uma caminhada e a um compromisso de aprendizagem constante.»

Num segundo patamar, e mais recentemente, o mesmo trabalho começou a ser feito com a equipa de supervisão, que está a dar os mesmos passos, esperando-se resultados bastantes positivos. Com uma equipa em crescimento – as três empresas do grupo passaram em três anos de 10 pessoas para 25 (incluindo estagiários, que integram ativamente as equipas e as atividades) –, «é enorme o desafio e o potencial para o desenvolvimento de pessoas», diz Jorge Emanuel Ramalho, que promete para breve novidades relacionadas com o cuidar das pessoas nas empresas do grupo. «Para além do saber ser, do saber estar e do saber fazer», conclui, «é fundamental saber cuidar das pessoas que nos rodeiam».

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