Rita Bastos

«O DISC é uma excelente ferramenta de autoconhecimento.»

Texto: Redação «human» Foto: DR

O que a motivou a certificar-se como analista comportamental DISC e de que forma esta experiência tem impactado a sua vida pessoal e na sua vida profissional?

A análise comportamental DISC é, antes de mais, uma excelente ferramenta de autoconhecimento. Tenho muito interesse em metodologias e ferramentas de autoconhecimento, já que acredito que o desenvolvimento pessoal e profissional passa muito por nos conhecermos bem: só a partir daí podemos tirar partido do que temos de bom, melhorar o que temos de menos bom, gerir melhor desafios e emoções. A partir deste lugar, consigo desenvolver-me e desenvolver colaboradores e equipas. Foi isto que me motivou a certificar-me como analista comportamental DISC.

No seu ponto de vista, quais são os principais benefícios que a metodologia DISC pode trazer para o desenvolvimento profissional dos colaboradores?

O DISC é uma ferramenta muito útil para identificar o perfil comportamental dos colaboradores. O uso efetivo faz com que cada um se conheça melhor enquanto profissional e, em particular, o comportamento em diversas situações do dia-a-dia, em função do contexto em que está inserido. Ajuda a compreender a facilidade com que lida com determinadas situações, bem como o desafio que é gerir outras. É também muito útil para compreender o equilíbrio de uma equipa como um todo, o match das pessoas para um determinado projeto ou função, bem como o nível de esforço, entre outras coisas. Importa salientar que não há perfis melhores ou piores, o propósito é conhecer, desenvolver e, se aplicável, adaptar o perfil à função ou projeto, para salientar o melhor de cada pessoa.

Quais os grandes desafios que antevê para a sua organização e como pode o DISC ajudar a desenvolver as equipas e os negócios?

As organizações estão a transformar-se de forma constante, a par com as exigências do mercado. Uma organização que se transforma, é uma organização que se adapta, que cresce, que evolui. A transformação digital, a experiência do cliente e a sustentabilidade são alguns dos grandes desafios que temos pela frente, e só seremos capazes de os ultrapassar com uma equipa forte e coesa, em linha com a cultura T.E.C. da Saint-Gobain – trust, empower, collaborate. Para isso, precisamos de desenvolver as nossas pessoas, os líderes, as equipas, e a análise comportamental DISC é uma das ferramentas que temos à nossa disposição.

Nota: DISC – mais informações aqui; entrevista feita em colaboração com o SEAL GROUP.

.

»» Rita Bastos é diretora geral da Sekurit Service Portugal e da Glassdrive Portugal.

Scroll to Top