Noesis

Uma cultura de proximidade

Texto: Redação «human» Foto: DR

Consultora internacional de inovação tecnológica, a Noesis tem como compromisso desenvolver soluções que impactam a sociedade. Faz parte do Grupo Altia e opera em sete países: Portugal, Espanha, Países Baixos, Irlanda, Brasil, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Tem um extenso portefólio de serviços de TI (tecnologias de informação), atuando em áreas como IT Ops& Infrastructure, Cloud & Security, Enterprise Solutions, Low-Code Solutions, Data Analytics & AI, DevOps & Automation, Quality Management, Enterprise Application Integration e Professional Services.

Teresa Lopes Gândara, human capital senior director da consultora, fala de um crescimento marcado desde 1995 pela criação de várias áreas de negócio – que visam acompanhar o desenvolvimento do mercado e as principais inovações tecnológicas –, pela superação de desafios, pelas diferentes distinções a nível nacional e internacional, mas principalmente por quererem sempre chegar mais longe. «Isto só resulta se conjugarmos a nossa oferta com a excelência técnica de mais de 1.100 colaboradores», diz, lembrando «o forte historial no mercado tecnológico e a relação próxima que a Noesis estabelece com parceiros e clientes, bem como a visão multicore e capaz de a diferenciar da concorrência – são mais de 200 clientes que confiam em nós para agilizarem os seus negócios, e isso mostra-nos que estamos no caminho certo».

A Noesis tem vindo a criar uma cultura de proximidade orientada para as pessoas e moldada pelos próprios colaboradores. «Ao querermos ser um empregador de referência», explica Teresa Lopes Gândara, «o foco nas pessoas e na cultura organizacional é essencial para assegurar a prosperidade da Noesis, e desta forma fomos também definindo os nossos valores: Transparência, Inovação, Responsabilidade, Diversidade e Inclusão e Pessoas».

Falando na evolução da estratégia para a gestão das pessoas na empresa, a responsável recorda que a pandemia veio desbloquear o conceito de work from anywhere, sendo que nos últimos anos têm vindo a marcar o reforço do investimento na gestão de pessoas. «Na gestão moderna não há espaço para o chamado micro-management ou para uma liderança que controla e decide tudo, e o mesmo acontece num cenário de liderança à distância. Para isso, apostamos num modelo de responsabilidades e de governance muito claro, onde a confiança é o alicerce e cada equipa tem um amplo espectro de atuação e um elevado nível de autonomia, sendo claro o papel de cada pessoa dentro da mesma», explica a responsável, assinalando ainda: «Decidimos implementar medidas que promovam o desenvolvimento dos colaboradores e aumentem os índices de motivação e de desempenho. Como queremos combinar o melhor dos dois mundos, o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional trouxe-nos a oportunidade de promover o work-life balance, assim como a definição de um modelo de trabalho híbrido, proporcionando a cada pessoa decidir o regime mais adequado às suas funções.»

Dar confiança e segurança aos talentos

Com a cultura baseada na proximidade, o convite à partilha de ideias e sugestões na Noesis tem início no on-boarding e acontece em diversos momentos ao longo da jornada do colaborador. Teresa Lopes Gândara partilha: «O mais importante é dar confiança e segurança aos talentos para que possam embarcar em novos desafios. O facto de lhes darmos voz e de os ouvirmos traz benefícios à organização. É por isso que realizamos surveys para avaliar a satisfação dos colaboradores relativamente a ambiente e processos de trabalho, segurança e saúde no trabalho e iniciativas internas desenvolvidas na área de employer branding e cultura.»

Referência ainda para o desafio de manter a identidade da Noesis e o seu ADN de proximidade e colaboração entre todos. «Ao sermos mais de 1.100, em várias localizações, torna-se mais complicado conhecermos todos os colegas pessoalmente», diz a responsável, acrescentando que trabalham diariamente para incentivar a troca e a partilha de ideias e conhecimento entre as equipas, para que todas as pessoas se sintam envolvidas. Um exemplo é a iniciativa «HC on the Road», onde a equipa de Human Capital, acompanhada de outras equipas, visita os colaboradores que se encontram nos diversos escritórios.

Tudo isto numa empresa onde se acredita que o sucesso global é o sucesso de cada um dos talentos. «Daí colocarmos as nossas pessoas no centro da organização», enfatiza Teresa Lopes Gândara, que ainda refere: «O nosso EVP [employer value proposition], Let’s Innovate Together!, representa muito bem o que somos enquanto empresa.»

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