Le Wagon celebra 10 anos

A Le Wagon, empresa com destaque global em formação em tecnologia e Inteligência Artificial (IA), celebra este mês uma década capacitando indivíduos e empresas com uma educação transformadora e inovadora, e oferece bolsas de estudo para os seus cursos para continuar a impulsionar projetos de impacto no mundo tech e na sociedade.

Fundada em 2013, em Paris, a Le Wagon nasceu para suprir a lacuna entre a procura de talentos tecnológicos e as competências disponíveis. Com um currículo inovador que combina projetos práticos e aplicações no mundo real, permite que os seus alunos adquiram competências rapidamente, preparando-os para a era dos dados e da IA. A escola foi destacada na revista «Time» entre as melhores empresas EdTech em 2024 e alcançou 4.96/5 no ranking «Best Coding Bootcamp 2024» do CourseReport.

Numa década, a Le Wagon formou mais de 26.000 alunos, tendo capacitado 1.165 pessoas em Portugal. Entre os seus alumni a trabalhar no ecossistema tech português encontram-se Beatriz Barroso, chief technology officer (CTO) na GoParity, Nuno Loureiro, director para Data AI na PwC Portugal, Telo de Castro, chief executive officer (CEO) e fundador da Wallim, e Mariana Kobayashi, digital growth consultant na Google. A escola conta com uma taxa de empregabilidade de 90% e uma rede de empresas parceiras internacionais como PwC, Capgemini Engineering, BNP Paribas, Mastercard e startups locais como Rauva e Indie Campers.

Bernardo Carvalhas, diretor geral para o Sul da Europa na Le Wagon, assinala: «Nos últimos 10 anos, a Le Wagon tem sido um pilar fundamental na formação de talentos tecnológicos, e Portugal não é exceção. Transformamos vidas através da educação, criamos oportunidades e impulsionamos a inovação no mercado português. Olhando para o futuro, o nosso objetivo é expandir o nosso impacto, continuando a formar indivíduos e transformar vidas, inspirando-os a entrar no sector tecnológico, como temos feito com sucesso até agora.»

Para celebrar o seu décimo aniversário e continuar a apoiar novos talentos, a Le Wagon lançou um concurso com o objetivo de oferecer bolsas para os seus cursos às melhores propostas que tenham impacto social através da tecnologia. Os interessados devem preencher o formulário na página oficial até 12 de julho (ver aqui), descrevendo o impacto que desejam alcançar no futuro, seja a desenvolver uma aplicação para sustentabilidade ambiental, a criar soluções tecnológicas inclusivas ou a utilizar IA para melhorar o acesso aos cuidados de saúde.

10 anos em 10 números

26.000 alumni: Na última década, a Le Wagon formou 26.000 alunos. Com presença em Lisboa desde 2016, a empresa formou até ao momento 1.165 pessoas em Portugal, em bootcamps de Web Development, Data Science & AI, ou Data Analytics.

110 países: Alunos de 110 países diferentes criaram uma comunidade global de profissionais e empresários tecnológicos, promovendo a colaboração intercultural e a inovação.

7.000 mulheres: Cerca de 30% dos antigos alunos são mulheres, reforçando a diversidade e a inovação no setor tecnológico.

Mais de 700 pessoas formadas em parceria com CML: Em abril de 2023, a Le Wagon lançou o programa gratuito StepByTech em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), através da Future of Work Lisboa, formando mais de 700 pessoas na Grande Lisboa. Cinco participantes foram premiados com bolsas para o bootcamp em Web Development, e o StepByTech conquistou o segundo lugar no Prémio Uma Ação Incode.2023 da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030.

40 campus: A Le Wagon expandiu-se para 40 campus globais, oferecendo educação tecnológica acessível. Em Janeiro de 2024, abriu o seu novo campus de Lisboa, em Alvalade, em parceria com a rede de coworking sustentável Heden.

90% de taxa de emprego: Com uma taxa de empregabilidade de 90% em seis meses após a conclusão do bootcamp, a Le Wagon tem uma rede global de mais de 1.000 empresas parceiras internacionais que recrutam os seus talentos.

1.1 mil milhões de dólares: As 220 startups fundadas por antigos alunos angariaram mais de 1.1 mil milhões de dólares em financiamento, incluindo Matera, Farmitoo e Skello.

12 novos programas: A Le Wagon expandiu de um bootcamp de Desenvolvimento Web para 12 programas em Data, IA, No Code e Growth Marketing.

Mais de 200 eventos organizados em Portugal: Desde 2023, a Le Wagon já organizou mais de 200 eventos em Portugal e várias iniciativas de formação gratuita com parceiros relevantes como a Comissão Europeia em Portugal, a Nova SBE, a Women in Tech Portugal e a Câmara Municipal de Matosinhos.

35 refugiados e migrantes: Através da Speak & Code Academy, formou 35 refugiados e migrantes, promovendo a diversidade no sector.

Scroll to Top