Opinião

A sua empresa já é uma organização people-first?

Texto: Luís Cadillon

Para dar resposta às crescentes exigências do mercado e dos próprios colaboradores, é essencial que as empresas adotem soluções tecnológicas integradas para fazer a gestão dos RH, que abrangem todos os processos, nomeadamente o processamento salarial, a gestão de tempo e a gestão de talento.

Os profissionais de RH enfrentam vários desafios na gestão de pessoas, que vão desde a necessidade de maior eficiência e transparência nos processos até à criação de estratégias que impulsionem o envolvimento e a satisfação dos colaboradores. Nesse contexto, a tecnologia desempenha um papel crucial, oferecendo ferramentas úteis e inovadoras que podem transformar a forma como as empresas gerem as suas pessoas.

Uma solução integrada de gestão permite centralizar e automatizar todos os processos, simplificar operações complexas e fornecer insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas. Ao abranger áreas como processamento salarial, gestão de tempo e talento, as empresas podem otimizar a sua eficiência operacional, reduzir erros e garantir uma gestão de pessoas mais eficaz e alinhada com as estratégias organizacionais.

Cegid promove uma cultura organizacional people-first com soluções para uma gestão de pessoas 360º

As plataformas cloud de Human Capital Management (HCM) são cada vez mais indispensáveis para as empresas que pretendem fazer uma gestão integrada e otimizada dos processos de RH e garantir a retenção de talento na organização. Estas soluções tecnológicas prometem levar rapidez e rigor ao processamento salarial, apoiar a gestão do percurso do colaborador e o planeamento de carreira, a formação contínua e desenvolvimento de competências, assim como a avaliação de desempenho ou a implementação de uma cultura de feedback contínuo, criando as bases para uma organização people-first.

As soluções de HCM da Cegid foram desenhadas para auxiliar os gestores de RH a tomar decisões rápidas e fundamentadas,  através de mecanismos inteligentes e avançados de análise, que permitem aos profissionais ter acesso a dados analíticos sobre os mais variados indicadores, desde a assiduidade, a produtividade, o desempenho, a distribuição de remunerações, a evolução dos percursos profissionais, entre muitos outros, permitindo identificar as áreas de melhoria e suportar a tomada de decisão em dados rigorosos.

Numa altura em que a experiência do colaborador é a âncora que segura o ativo mais valioso das organizações, torna-se fundamental dispor de soluções completas que abrangem todo o percurso profissional, desde o recrutamento e seleção até à gestão de desempenho e desenvolvimento de carreira.

Com uma solução de gestão de pessoas 360º, os departamentos de RH podem gerir todo o ciclo de vida do colaborador de forma coesa e eficiente, melhorando a experiência dos colaboradores e otimizando os processos.

E efetivamente, não há melhor forma de mostrar que o foco está nas pessoas do que disponibilizar soluções tecnológicas que proporcionem experiências personalizadas a cada colaborador e promovam a sua autonomia em tarefas tão simples como registar as suas férias no telemóvel a partir de uma app, ou aceder ao recibo de vencimento, ou registar uma despesa, ou consultar informação sobre a organização.  As soluções Cegid promovem essa autonomia e o acesso à informação em tempo real.

Com soluções tão comprovadas por milhares de empresas em vários países, porquê perder tempo e recursos em tarefas administrativas morosas, tempos de resposta longos ou informação perdida? Já existem soluções que permitem aos profissionais de RH e aos colaboradores ter toda a informação na palma da mão. É apenas uma questão de apostar nas soluções certas.

Luís Cadillon
Responsável pela Unidade de Negócio HCM (Human Capital Management) na Cegid em Portugal


A Cegid cria soluções de gestão baseadas na cloud para ajudar a concretizar projetos empresariais e a criar possibilidades. Tem cerca de 4.400 colaboradores em 22 países, sendo um terço ligados a investigação e desenvolvimento (I&D). Conta com cerca de 500.000 clientes em 130 países e cerca de 16.000 parceiros em todo o mundo (revendedores, integradores, etc). Atingiu recentemente um volume de negócios de 852 milhões de euros, dos quais 84% são recorrentes.

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