Programa de aceleração de carreiras da Bosch em Portugal

Está de volta o «Boost», o programa de desenvolvimento e aceleração de carreira da Bosch em Portugal, que pretende encontrar jovens com alto potencial que procurem uma oportunidade para dar um impulso à sua carreira. As candidaturas estão abertas e a segunda edição está direcionada para perfis com formação em áreas como Computer Science, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrónica, Engenharia Industrial, Gestão, Economia, ou outras relacionadas, que tenham até três anos de experiência profissional. Em relação à edição anterior, a principal novidade prende-se com a duração do programa, que passa agora para 24 meses.

A Bosch aposta, desde sempre, no desenvolvimento dos colaboradores como parte da sua estratégia de gestão de pessoas e responsabilidade social. Planos de formação técnica e comportamental, aliados a oportunidades de desenvolvimento de carreira (vertical e horizontal) em Portugal e noutras localizações um pouco por todo o mundo são uma grande mais-valia para os colaboradores da multinacional alemã.

O programa «Boost» garante aos participantes um contrato de trabalho com a Bosch, a oportunidade de usufruir de dois períodos de experiência (com duração de seis meses cada) fora da localização de contratação, sendo pelo menos um deles um destacamento internacional. Além disso, ao integrarem este programa os jovens profissionais têm acesso a um plano de formação personalizado, com foco no autoconhecimento, comunicação, liderança e competências de resolução de problemas, com o objetivo de reforçar o conhecimento e o networking com os pares.

Ao longo de toda a duração do programa, cada participante terá o acompanhamento de um mentor Bosch, que irá apoiar o desenvolvimento da sua carreira através da partilha de conhecimento técnico e da integração nos valores e cultura da empresa. «Este é um programa que proporciona aos jovens um plano de formação personalizado, com foco em autoconhecimento, comunicação, liderança e competências de resolução de problemas, com o objetivo de reforçar o conhecimento e o networking com os pares», assinala Sónia Ferreira, coordenadora regional para Employer Branding, PMKT, Recruitment & Training na Bosch no nosso país. «É uma iniciativa de promoção do talento, uma oportunidade singular para os jovens que estão no início do seu percurso profissional mostrarem as suas competências e adquirirem ferramentas num ambiente multinacional, acelerando assim o que seria o percurso dito normal.»

Para a seleção dos candidatos será feita uma triagem de todas as candidaturas, e depois de identificados os perfis que melhor se adequem ao programa serão realizadas entrevistas e um assessment day presencial.

Mais informações aqui.

A empresa

A Bosch está presente em Portugal desde 1911. Atualmente, o Grupo Bosch é um dos maiores empregadores do país, com mais de 7.050 colaboradores (em 31 de dezembro de 2023), tendo gerado mais dois mil milhões de euros em vendas internas em 2023. As áreas de negócio de Soluções de Mobilidade e Energia e Tecnologias de Edifícios estão representadas no país com localizações em Aveiro, Braga e Ovar. É nessas localizações que a Bosch desenvolve e produz soluções de água quente, sensores automóveis e soluções de infotainment e sistemas de videovigilância e comunicação, mais de 97% dos quais exportados para mercados internacionais. A empresa tem ainda centros de desenvolvimento nas diferentes localizações, nos quais desenvolve soluções que estão a contribuir para moldar a mobilidade, casas e cidades inteligentes do futuro. A partir de Lisboa, desenvolve as atividades comerciais, jurídicas, fiscais, de marketing, contabilidade e comunicação para a Bosch a nível nacional. Esta unidade tem ainda uma equipa multicultural que desenvolve atividades para o Grupo Bosch, desde recursos humanos (RH) partilhados a serviços de comunicação, passando por consultoria e arquiteturas IT (tecnologias de informação) para projetos de RH, engenharia industrial e plataformas IT de produção e conectividade, consultoria em projetos de gestão industrial e ainda o novo conceito de mobilidade Bosch eBike Systems.

O Grupo Bosch tem posição de destaque mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (a 31.12.2023), que de acordo com os resultados preliminares contribuíram para gerar uma faturação de 91,6 mil milhões de euros em 2023.

Scroll to Top