Nova edição da Academia de Hotelaria da Eurofirms

O turismo bateu recordes em Portugal em 2023. As receitas subiram 40,2% face ao período pré-pandemia, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Face à forte procura de Portugal como destino turístico, torna-se fundamental responder à carência de mão de obra que existe no sector. A Associação de Hotelaria de Portugal alertou no mês passado para a escassez de 45 mil trabalhadores no turismo.

A formação é uma das chaves para atrair profissionais para o sector. A Academia de Hotelaria do Eurofirms Group, empresa de referência em recursos humanos que está presente no mercado português, encontra-se a celebrar o segundo aniversário. Desde a sua abertura, este projeto pioneiro em Portugal já formou mais de 350 profissionais e tem contribuído ativamente para o aumento da empregabilidade no sector, como se pode constatar pelos 100 formandos que já foram contratados em 2024.

A missão da Academia de Hotelaria da Eurofirms Group é desenvolver e formar talentos, com uma oferta formativa fortemente orientada para a qualidade de serviço e foco no cliente. A Academia de Hotelaria dá grande importância à formação em competências técnicas, mas também em soft skills, como o trabalho em equipa, a comunicação e as competências sociais. Quer ainda que os seus formandos conheçam a estrutura dos estabelecimentos hoteleiros e os seus procedimentos.

As formações são gratuitas e abertas a todas as pessoas, sem requisitos especiais, que desejam adquirir conhecimentos para atuar no mercado laboral e trabalhar num sector em crescimento e com um grande número de vagas. As próximas formações da Academia de Hotelaria vão ter lugar em Lisboa (de 15 a 19 de julho), no Porto (de 22 a 26 de julho) e em Évora (de 29 de julho a 2 de agosto). As inscrições podem ser feitas aqui.

A maioria dos formandos já contratados pela Academia de Hotelaria pertence às faixas etárias entre os 18 e 25 anos (35,1%) e os 26 e 30 anos (32,8%). Também foram contratadas pessoas com idades entre os 35 e 40 anos (16,4%) e mais de 40 anos (15,7%).

Todos os formadores têm uma carreira consolidada nas áreas de Food and Beverage (F&B) ou Housekeeping. A formação distingue-se por incluir uma componente prática, realizada numa unidade hoteleira parceira da Eurofirms.

Letícia Oliveira, national leader de hotelaria, do Eurofirms Group, refere: «A Academia de Hotelaria é um projeto que visa dar as ferramentas necessárias a quem procura tornar-se profissional no sector da hotelaria. Face ao crescimento neste sector e à grande quantidade de ofertas de trabalho, a Academia de Hotelaria assume-se como uma oportunidade imperdível para adquirir conhecimentos e contribuir para a afirmação na área da hotelaria.»

Num balanço deste primeiro ano de atividade, o Eurofirms Group revela que existem planos para expandir a Academia de Hotelaria, visando continuar a contribuir para a qualificação e a empregabilidade no sector.

Grupo Eurofirms

O Grupo Eurofirms surgiu em 1991, tornando-se na primeira multinacional espanhola de gestão de talento. Tem como missão ajudar as pessoas a encontrar emprego e as empresas a encontrar talento, colocando em prática um simples detalhe que os seus responsáveis acreditam mudar tudo: «People first».

Na Eurofirms, as pessoas e o seu bem-estar são o centro da cultura, a prioridade. Com base num modelo de liderança por valores, procura-se o match cultural perfeito entre candidatos e empresas.

Com presença internacional e uma rede de mais de 150 delegações em Espanha, Portugal, Itália, França, Chile, Brasil e Perú, o Grupo Eurofirms abrange a maioria dos sectores. Através da sua fundação, promove a incorporação de pessoas com deficiência, com o intuito de criar uma sociedade mais justa e equitativa, onde as competências são mais valorizadas do que qualquer limitação.

Eurofirms, Claire Joster e Eurofirms Foundation são as marcas que fazem parte do Grupo Eurofirms. Através delas disponibiliza serviços de trabalho temporário, recrutamento e seleção especializados, consultoria e headhunting, externalização e incorporação de pessoas com deficiência.

Nota: imagem Grupo Eurofirms

Scroll to Top