Carlos Cardoso (na foto) foi escolhido para conduzir os destinos da JLL em Portugal, anunciou a consultora imobiliária. O novo chief executive officer (CEO) da empresa passa a liderar uma equipa de 450 colaboradores e está focado em consolidar o percurso da JLL no mercado nacional, no qual a consultora atua há 27 anos, assumindo funções com efeitos imediatos.
Carlos Cardoso integra a JLL há 13 anos e foi responsável pelo desenvolvimento da Tétris, o departamento de arquitetura e construção da consultora, que sob a sua direção passou de uma equipa de duas para 95 pessoas e se transformou num dos motores do volume de negócios em Portugal. Em 2023, a Tétris registou um crescimento de 12% face ao ano anterior, reforçando a trajetória de evolução positiva que tem vindo a traçar, além do seu posicionamento enquanto líder no mercado nacional.
Marie-Laure Leclercq de Sousa, CEO para França, BeLux e Sul da Europa, assinala: O Carlos desenvolveu um percurso notável na JLL, dinamizando uma das áreas de negócio mais bem-sucedidas em Portugal desde o início. É um líder por natureza, com uma visão inovadora de negócio e um compromisso ímpar com os clientes, e por isso está em excelente posição para conduzir a evolução da JLL em Portugal. Dou os parabéns ao Carlos por esta nomeação, que é também a prova de que a JLL é uma empresa que reconhece a excelência dos seus talentos.»
Nicasio Gutierrez, CEO da Tétris, acrescenta por sua vez: «Agradeço ao Carlos a sua liderança na Tétris e o incontornável contributo para o sucesso desta área de negócio não só em Portugal, como a nível europeu ao longo dos anos. Sob a sua direção, a Tétris cresceu exponencialmente em Portugal, sendo hoje um dos principais motores de faturação da JLL no país e agregando quase um quarto de toda a equipa da consultora em Portugal, com projetos emblemáticos em todos os tipos de imóveis.»
Já Carlos Cardoso comenta: «Agradeço antes de mais o desafio que me foi lançado, neste caminho que tenho feito na JLL/ Tétris. É um orgulho poder fazer parte do crescimento desta empresa, que conta já com 450 pessoas e onde vou ter a oportunidade de trabalhar ainda mais perto com todas as nossas áreas de negócio. Estou entusiasmado por assumir este novo desafio e iniciar um novo ciclo na JLL, reforçando o meu contributo para todos os dias construirmos um mundo melhor para as nossas pessoas, os nossos clientes e as nossas cidades.»
Casado e pai de cinco rapazes, Carlos Cardoso é arquiteto de formação, licenciado pela Universidade Lusíada. Assume o cargo de CEO da JLL, mantendo as suas funções como managing director da Tétris. Ingressou na JLL em 2010 como diretor do Departamento de Arquitetura, que passou a designar-se Tétris em 2012. Em 2015 foi nomeado diretor comercial da Tétris e em 2017 focou-se na área de escritórios desta linha de negócio, no cargo de head of office, onde esteve até 2020. Em 2021 foi nomeado managing director da Tétris em Portugal, assumindo o negócio a nível nacional. Com uma vasta experiência no mercado de escritórios, desenvolveu um percurso nas áreas arquitetura e gestão de projetos, particularmente na área de fit-out e também nas de retalho e hotelaria.