Gamificação em RH
A gamificação – a integração de elementos de design de jogos nos mais variados contextos (Deterding e outros, 2011) – tem-se vincado como uma ferramenta cada vez mais popular para impulsionar o engagement e a motivação em diversas áreas, incluindo a gestão de recursos humanos (RH). Os seus defensores apresentam-na como uma solução inovadora para os desafios do século XXI, prometendo transformar as tarefas rotineiras em atividades envolventes e prazerosas. Mas será que a gamificação faz sentido na avaliação de desempenho?
Texto: Carolina Gonçalves/ Marta Presas Imagem:
Carolina Gonçalves
Consultant na SHL Portugal
A SHL Portugal é uma empresa de consultoria estratégica e de tecnologia para a gestão do talento, representante das soluções do Grupo SHL, que tem uma posição de destaque mundial em assessment e talent analytics. A SHL Portugal opera em cinco países de língua portuguesa e trabalhou com mais de 300 organizações nos últimos três anos, dos sectores público e privado. A celebrar 45 anos em 2024, a SHL tem apostado na inovação e na vanguarda da tecnologia para a gestão do talento.
.
Marta Presas
Professional Support Lawyer na Vieira de Almeida (VdA)
A sociedade de advogados Vieira de Almeida (VdA) é uma organização vibrante e inquieta, inovadora, que se afirma nas aspirações de um coletivo que quer ser parte ativa da solução para os desafios sociais e ambientais que enfrentamos enquanto sociedade, mobilizando pelo exemplo de respeito, justiça e humanidade. Orgulhosa da sua história, a VdA constrói o futuro assente numa cultura que a distingue e que une em torno de um desígnio comum. Uma cultura fundada na consciência de que a cidadania é a âncora da sua prática e que faz dela uma organização aberta, inclusiva e solidária, focada nas pessoas e na justa oportunidade de realização de cada uma.