Os candidatos ao Programa de Apoios à Investigação Científica da Fundação BIAL têm até 31 de agosto para submeterem os seus projetos científicos nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia.
As candidaturas aprovadas beneficiarão de apoios até ao montante máximo de 60 mil euros, determinado pelos membros do Conselho Científico em função das características de cada projeto.
O Sstema de Apoios à Investigação Científica, criado em 1994, tem como objetivo incentivar a investigação centrada sobre o ser humano saudável, nomeadamente em áreas ainda pouco exploradas, mas suscetíveis de profunda análise científica, como são os casos da Psicofisiologia e da Parapsicologia.
«Nos últimos 30 anos temos apoiado de forma continuada a investigação desenvolvida nas áreas das neurociências e da parapsicologia, aproximando-as entre si. O nosso objetivo é continuar a estimular a boa produção científica que resulte em benefício evidente para a saúde e o bem-estar das pessoas», sublinha o presidente da Fundação BIAL, Luís Portela.
Nas 15 edições realizadas foram apoiados 865 projetos de 1.702 investigadores, de 30 países. Resultaram até à data na publicação de 2.457 artigos, profusamente cidtados.
O regulamento e a documentação do concurso estão disponíveis aqui.
A Fundação BIAL foi criada em 1994 pela farmacêutica BIAL, em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, com a missão de incentivar o estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista físico como espiritual. É gerida por representantes das duas instituições fundadoras.
Entre as suas atividades destaca-se a atribuição de prémios científicos no âmbito da investigação em ciências da saúde, nomeadamente o Prémio BIAL de Medicina Clínica, o BIAL Award in Biomedicine, um dos maiores prémios europeus na área da saúde, e o Prémio Maria de Sousa, em parceria com a Ordem dos Médicos.
A Fundação BIAL promove igualmente um programa de Apoios a Projetos de Investigação Científica, orientado para o estudo neurofisiológico e mental do ser humano, nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia. Desde 1996, organiza, de dois em dois anos, os simpósios «Aquém e Além do Cérebro», reunindo os mais relevantes nomes nas áreas das Neurociências e da Parapsicologia e os investigadores apoiados.