Segurança e condução

SEAT oferece novas funcionalidades

Texto: Redação «human»

A SEAT reafirma o seu compromisso com a segurança de passageiros e peões, integrando uma série de sistemas de segurança em toda a sua gama e, nos últimos meses, incorporando novos sistemas que são obrigatórios desde o passado dia 7 de julho. Desta forma, a marca espanhola oferece uma ampla variedade de sistemas de segurança ativa, passiva e preventiva, cumprindo as regulamentações de cibersegurança, atualização de software e segurança elétrica.

No que diz respeito à segurança preventiva, estão incluídos os mais avançados assistentes de condução ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). Estes sistemas representam um grande progresso ao nível da segurança rodoviária. São dispositivos que não só facilitam as situações quotidianas do trânsito, como também alertam o condutor sobre possíveis perigos, previnem acidentes e mitigam as suas consequências, tanto para passageiros como para peões.

A União Europeia exigiu a implementação de alguns destes sistemas devido à sua comprovada eficácia na redução de acidentes, lesões e vítimas. Segundo o relatório emitido pelo Regulamento Geral de Segurança de Veículos, da Comissão Europeia, que entrou em vigor a 6 de julho de 2022 e estabelece o quadro legal para a aprovação de veículos autónomos e sem condutor na União Europeia, a adoção desses sistemas poderia salvar mais de 25.000 vidas e prevenir cerca de 140.000 lesões até 2038.

Desde o dia 6 de julho de 2022, foram incluídos diferentes sistemas como o assistente inteligente de velocidade – comercializado pela SEAT como Traffic Sign Recognition –, assistente de mudança involuntária de faixa – Lane Assist –, assistente de travagem de emergência – Front Assist –, detetor de fadiga, entre outros. Estes sistemas, em conjunto com outros como «a caixa Negra» de acidentes (event data recorder, EDR) ou a pré-instalação para o alcoolímetro com bloqueio do veículo, passaram a ser obrigatórios em todos os automóveis matriculados a partir de 7 de julho de 2024.

Segundo o Regulamento Europeu, é permitido matricular até 10% dos veículos já produzidos que ainda não tenham implementado estes sistemas durante o ano seguinte à data em que a obrigatoriedade entra em vigor. Assim, até 6 de julho de 2025, existirá um número residual de veículos em stock sem estas implementações, que no caso da SEAT é inferior a esses 10% fixados para os fabricantes de veículos.

De assinalar que a SEAT é uma das marcas internacionais mais icónicas e reconhecidas de Espanha. Desde há 70 anos, altura da fundação, os automóveis da SEAT têm feito parte da vida das pessoas ao longo de gerações. Com designs apelativos criados em Barcelona, a marca é a porta de entrada para novos clientes do Grupo Volkswagen.

A SEAT oferece atualmente modelos que vão desde as motorizações tradicionais de combustão mais eficientes até híbridos ligeiros e plug-in: o SEAT Ibiza, o carro jovem da marca; o SEAT Arona, um SUV urbano versátil; o SEAT Leon e Leon Sportstourer, os carros compactos espaçosos e desportivos; o SEAT Ateca, o SUV com design moderno e marcante; e o SEAT Tarraco, o maior SUV da marca.

Scroll to Top