Portugal teve um início de ano positivo no mercado laboral. Ultrapassou os cinco milhões de pessoas empregadas, um máximo histórico, e registou inclusivamente uma diminuição da taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2024, face ao período homólogo, fixando-se agora nos 6,8%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Nos meses de verão, porém, o mercado de trabalho é propenso a maiores variações devido à sazonalidade de alguns sectores que aumentam a sua atividade durante este período do ano.
Eloi Tarrés, diretor de market intelligence do Eurofirms Group, assinala a propósito: «O verão é por excelência um período onde a atividade turística aumenta exponencialmente, exercendo pressão sobre os sectores que lhe dão suporte, e que em muito contribuem para o desenvolvimento da nossa economia e consequentemente para a dinamização do mercado laboral. O estudo cujos resultados agora revelamos mostra essa realidade, em linha com o que temos vindo a assistir desde o início deste ano.»
É nos sectores do comércio (grande consumo e retail), da hotelaria e da logística que se verificam as maiores subidas no volume das contratações, como constata o estudo elaborado pelo Eurofirms Group sobre as tendências de contratações nos meses de verão deste ano. O sector da construção apresenta também um aumento no seu volume de colaboradores durante estes meses, potenciado por um lado pela necessidade de mão-de-obra adicional para a construção ou reparação de infraestruturas em zonas turística. Por outro lado, a diminuição da atividade em zonas menos turísticas é a altura ideal para renovar instalações em funcionamento.
Cidades com maior oferta de vagas no verão
Lisboa, Porto e Faro são as cidades onde existe uma maior procura de profissionais para trabalharem durante os meses de verão, nos sectores de hotelaria, comércio e logística.
Na hotelaria, além de Lisboa, Porto e Faro, o estudo do Eurofirms Group também destaca a procura em Setúbal, Vila Nova de Gaia, Braga, Leiria, Albufeira e Aveiro. Os perfis mais procurados são os de empregados de mesa, cozinheiros, ajudantes de cozinha, empregados de limpeza, rececionistas e baristas.
Já no sector do comércio, Braga e Setúbal são a par de Lisboa, Porto e Faro as cidades que registam maior procura de trabalhadores. Os perfis mais requisitados são os de repositores, promotores, embaladores e operadores de caixa.
Na área da logística, Lisboa e Porto são as cidades com maior procura. Aveiro, Setúbal, Faro e Braga apresentam também uma forte procura. Neste sector, as vagas mais pretendidas são as de empregados de armazém, operadores logísticos, condutores de empilhadores e embaladores.
O Eurofirms Group
Criado em 1991, o Eurofirms Group tornou-se a primeira multinacional espanhola de gestão de talento. Tem como missão ajudar as pessoas a encontrar emprego e as empresas a encontrar talento, colocando em prática a filosofia «People first»
Na Eurofirms, as pessoas e o seu bem-estar são o centro da cultura, a prioridade. Com base num modelo de liderança por valores, procura-se o match cultural perfeito entre candidatos e empresas.
Contando com presença internacional e uma rede de mais de 150 delegações em Espanha, Portugal, Itália, França, Chile, Brasil e Perú, o grupo abrange a maioria dos sectores. Através da dua fundação, promove a incorporação de pessoas com deficiência, com o intuito de criar uma sociedade mais justa e equitativa, onde as competências são mais valorizadas do que qualquer limitação.
Eurofirms, Claire Joster e Eurofirms Foundation são as marcas que fazem parte do Grupo Eurofirms, através das quais oferece serviços de trabalho temporário, recrutamento e seleção especializados, consultoria e headhunting, externalização e incorporação de pessoas com deficiência.