Miguel Fernandes Homem

«Tenho maior consciência das minhas competências.»

Texto: Redação «human» Foto: DR

Enquanto diretor de recursos humanos, de que forma a certificação DISC influenciou a sua abordagem ao recrutamento e ao desenvolvimento do talento nas Clínicas Santa Madalena e no Grupo Montellano?

Acredito que a certificação vai trazer um maior rigor na identificação de talentos e ajustar o plano de formação, pois através do DISC conseguimos conhecer melhor quem é a nossa equipa e como considera que se deve comportar.

 Pode partilhar um exemplo específico de como aplicou a metodologia DISC para resolver um desafio de gestão de equipa ou desenvolvimento organizacional?

Através da metodologia DISC pretendo fazer uma análise da equipa de liderança que tenho na empresa e assim identificar os gaps face ao perfil pretendido e/ ou proceder a ajustes nas funções desempenhadas. Para além desta informação, pretendo fazer um plano de formação para as lideranças, após este diagnóstico.

No âmbito pessoal, de que forma o conhecimento adquirido através da certificação DISC contribuiu para o seu autoconhecimento e o desenvolvimento de competências interpessoais?

A certificação DISC permitiu-me ter uma maior consciência das minhas competências e da taxa de esforço que emprego para a realização das minhas funções, através da comparação do estilo natural versus adaptado. Por outro lado, esta metodologia permite-me compreender as minhas reações a certas situações, pelo conhecimento dos diversos estilos de liderança.

 De acordo com a sua experiência, quais são os principais benefícios que a metodologia DISC pode trazer para empresas multinacionais, onde já trabalhou?

Os benefícios mais significativos para as empresas são o conhecimento real da sua equipa de trabalho e, assim, saber alocar os recursos de forma mais eficiente; e, acima de tudo, de forma a que as pessoas se sintam mais satisfeitas.

Nota: DISC – mais informações aqui; entrevista feita em colaboração com o SEAL GROUP.

.

»» Miguel Fernandes Homem é diretor de recursos humanos do Grupo Montellano e Clínicas Santa Madalena. Com meio século de história no mercado dentário em Portugal, o grupo quer posicionar-se como parceiro de todas as clínicas e laboratórios do país. Em junho de 2023 integrou o Grupo Proclinic, um dos maiores prestadores de serviços para o sector dentário na Europa, passando de uma organização nacional com 45 colaboradores a fazer parte de um grupo que está presente em 32 países e que conta com mais de 500 colaboradores.

Scroll to Top