O Parque Aventura & Trilho Ecológico da LIPOR foi este ano novamente galardoado com o Green Flag Award. Já os jardins da Casa do Corim, outro espaço verde sob gestão da LIPOR, receberam o reconhecimento pela primeira vez.
Texto: Redação «human»
Pelo quarto ano consecutivo, o Parque Aventura & Trilho Ecológico da LIPOR foi galardoado com o Green Flag Award. Este reconhecimento é uma referência internacional de qualidade atribuída a espaços verdes públicos. O prémio reconhece a estratégia pioneira da LIPOR, que remonta já à década de 1990, de transformação do espaço do antigo aterro sanitário no Parque Aventura & Trilho Ecológico, localizado em Ermesinde (Valongo) e Baguim do Monte (Gondomar). Esta infraestrutura recebe mais de 50 mil visitantes todos os anos para explorar e desfrutar de espaços verdes enquanto aprendem sobre resíduos e biodiversidade.
A novidade este ano é que também os jardins da Casa do Corim receberam o reconhecimento. Os jardins da Casa do Corim, outro espaço verde sob gestão da LIPOR desde 2022, têm sido imbuídos no racional de promoção da biodiversidade, um dos pilares estratégicos da organização, apresentado ao público em geral sob a chancela do seu «Lado B».
A estratégia de biodiversidade da LIPOR assenta no seguinte:
1. Consolidar a estratégia de biodiversidade
2. Promover a biodiversidade & transição climática nature positive;
3. Experienciar a natureza
4. Partilhar a paixão pela natureza
Entre as iniciativas em prol da biodiversidade promovidas pela LIPOR estão o Programa Metro Quadrado, o Projeto de Valorização do Rio Tinto, o apoio ao projeto Corredor do Leça, a participação no projeto LIFE Serras do Porto e os espaços verdes biodiversos, dos quais fazem parte o Parque Aventura & Trilho Ecológico e os jardins da Casa do Corim, que agora receberam este importante reconhecimento internacional.
Com mais de 25 anos, o Green Flag Award usa oito critérios-chave para avaliar a estrutura de gestão de cada espaço e realizar uma verificação anual de condições, efetuada através de uma rede de juízes qualificados. Nesta edição, além dos galardoados no Reino Unido, foram contemplados 54 parques e espaços verdes na Alemanha, na Áustria, na Bélgica, em Espanha, na Finlândia, em França, na Holanda, em Portugal, na Suécia e na Turquia. Portugal totalizou oito vencedores, todos localizados na região norte do País, incluindo o Jardim do Passeio Alegre, gerido pela Câmara Municipal do Porto, o único espaço acreditado como Património Verde fora das ilhas britânicas.
A lista de espaços galardoados com o Green Flag Award em 2024/25 foi anunciada a 7 de agosto de 2024 e está disponível aqui.
A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, pela valorização e pelo tratamento dos resíduos urbanos produzidos por diversos municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. Trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por cerca de um milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de resíduos urbanos (RU), a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um aterro sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.