Três estratégias para construir uma cultura organizacional centrada nas pessoas

Texto: tb.lx Imagem: DR

Reconhecendo a necessidade crescente de atrair e reter talento qualificado, na tb.lx propomos três estratégias essenciais para colocar as pessoas em primeiro lugar dentro e fora das organizações.

Primeiro, destacamos uma partilha de Sara Gorjão, a nossa chief people officer (CPO): «O maior ativo de qualquer organização são as pessoas. Priorizar o seu bem-estar, o seu desenvolvimento e a sua satisfação tornam-se imperativos, e também representa uma estratégia inteligente para impulsionar o crescimento e a excelência empresariais. Como empresa verdadeiramente centrada nas pessoas, a tb.lx prioriza a empatia pela conjugação da vida pessoal e da vida profissional da equipa. Isto significa que confiamos nos nossos colaboradores para equilibrar as esferas pessoal, social e profissional, com flexibilidade e empatia. Ao mesmo tempo, valorizamos e incentivamos o trabalho colaborativo e o convívio no escritório, apesar de não impormos dias de presença obrigatória. Procuramos oferecer aos nossos tblxers um ambiente de trabalho onde todos se sentem valorizados, apoiados e incentivados a crescer tanto profissional como pessoalmente.»

Vejamos agora as três estratégias.

1. Apostar na formação contínua e no desenvolvimento pessoal dos colaboradores
Através de programas de formação contínua e oportunidades de aprendizagem, as empresas proporcionam aos seus colaboradores ferramentas e o conhecimento necessários para se adaptarem a um ambiente em constante evolução, a impulsionarem a sua carreira e a contribuírem de forma significativa para o sucesso da empresa. É essencial oferecer uma formação personalizada e flexível, adaptada às necessidades individuais dos colaboradores, pois aqueles que se sentem valorizados tendem a ser mais motivados, produtivos e fiéis à empresa.

Na tb.lx, a formação contínua não é apenas uma opção, é uma prioridade. Promovemos uma cultura de formação personalizada, focada nas necessidades individuais dos colaboradores, e disponibilizamos programas internos, como o Programa de Desenvolvimento de Liderança e o Programa de Mentoria, impulsionando o crescimento pessoal e profissional. Além disso, atribuímos a cada tblxer um orçamento de formação para cursos, conferências e materiais educativos, alinhados com as suas áreas de interesse, e dinamizamos ideation days, que incentivam a colaboração e o planeamento estratégico das equipas.

2. Apoiar a flexibilidade

Reconhecendo as diversas necessidades e os estilos de vida dos colaboradores, a adoção de uma abordagem flexível em relação ao ambiente de trabalho é cada vez mais uma prioridade das empresas. Opções como horários flexíveis, trabalho remoto e outras formas de flexibilidade tornam-se essenciais na promoção do bem-estar e da produtividade em contexto laboral. Além disso, reconhecer a importância de uma vida pessoal equilibrada, que inclua tempo para a família, animais de estimação, passatempos e tudo o que contribui para uma alta qualidade de vida, é fundamental para promover a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores.

A tb.lx reconhece que a vida pessoal é tão importante quanto a profissional, o que se traduz em autonomia para os colaboradores gerirem o horário de trabalho de forma flexível, sem dias obrigatórios no escritório. Confiamos que os tblxers trabalham durante as suas horas mais produtivas e em função das suas necessidades e das suas vidas, alinhando-se entre equipas para uma colaboração perfeita. A comunicação aberta e transparente garante a gestão de expectativas e permite que toda a equipa desfrute de flexibilidade sem comprometer a produtividade. Além disso, a tb.lx promove a concentração total com as flow fridays, reservando um dia livre de reuniões para permitir focar nos projetos em curso e com um dia de trabalho reduzido, para encerrar a semana laboral de 36 horas.

3. Incentivar a empatia trabalho-vida

Promover a empatia entre o trabalho e a vida pessoal é essencial para o bem-estar dos colaboradores e para o sucesso geral da empresa. Desenvolver uma cultura que valoriza a importância do tempo livre e do descanso deve estar, por isso, no planeamento estratégico das organizações. Incentivar os colaboradores a definirem limites saudáveis entre o trabalho e a vida pessoal, a fim de garantir que estão satisfeitos e motivados, promove não só um ambiente laboral positivo e produtivo, como contribui para o desempenho e o cumprimento dos objetivos organizacionais.

A tb.lx oferece apoio para licenças, férias e horários de trabalho flexíveis, reconhecendo a importância de equilibrar a vida pessoal e a vida profissional. Com uma semana de trabalho de 36 horas, os tblxers são encorajados a experienciar a empatia entre a vida profissional e a vida pessoal. Além disso, são incentivados a expressar os seus desafios e a estabelecer limites saudáveis para apoiar as suas necessidades individuais, bem como a usufruir do wellbeing bundle da tb.lx. Estas iniciativas refletem a nossa missão de promoção do bem-estar físico e emocional de toda a equipa e de criação de um ambiente de trabalho saudável, onde os colaboradores podem prosperar pessoal e profissionalmente.


A tb.lx é uma empresa de tecnologia subsidiária da Daimler Truck, sediada em Lisboa. Com fortes competências em engenharia de software e uma mentalidade voltada para o produto, está a construir produtos digitais na indústria dos transportes com um dos maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo. A visão da tb.lx é viver num mundo de transportes sustentáveis e conectados. Para o conseguir, está a construir soluções digitais de transporte nas áreas da mobilidade elétrica e da conectividade, apoiando todas as marcas globais da Daimler Truck, incluindo a Mercedes-Benz, Freightliner, a Western Star, a Thomas Built Buses, a FUSO, a BharatBenz, a Setra e a Rizon. Estas soluções pretendem melhorar a eficiência, a fiabilidade, a sustentabilidade, a segurança e a simplicidade dos camiões e dos autocarros para os seus utilizadores. A tb.lx está também a desafiar o status quo no mercado laboral, com a sua cultura centrada nas pessoas, sendo pioneira em modelos de trabalho híbridos e criando um ambiente de trabalho de referência para a equipa.

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