A PTC Group, empresa portuguesa que desenvolve soluções de serviços ágeis, engenharia e gestão de talentos, registou um volume de negócios global de 26 milhões de euros durante o ano fiscal de 2023 e prevê um aumento de 34% para 2024. Nos últimos anos, a multinacional tem apresentado crescimentos sustentáveis acima dos dois dígitos, expandido a sua atividade para vários países.
Tiago Monteiro, fundador e chief executive officer (CEO) da empresa, partilha: «Os resultados de 2023 são a prova do nosso compromisso com a excelência e a inovação. Conseguimos superar desafios e captar oportunidades de mercado, reforçando a nossa posição como líder em serviços especializados de engenharia, TI [tecnologias de informação], consultoria e recrutamento. Estamos confiantes de que 2024 trará um crescimento ainda mais significativo, impulsionado pela dedicação e pelo talento da nossa equipa global.»
Ao longo de 2023, a PTC Group alcançou resultados expressivos ao conquistar projetos de grande impacto em sectores estratégicos. Entre os principais clientes da PTC Group na Europa estão o Grupo Stellantis e a Leroy Merlin.
A PTC Group oferece uma ampla gama de serviços especializados, incluindo engenharia, design, consultoria, TI, formação, recrutamento e soluções para indústria 4.0, com foco em áreas como mobilidade, indústria aeroespacial, mineração e tecnologia da informação, telecom, energia, bens de consumo, saúde e agro. Fundada em 2006 pelo português Tiago Monteiro, em Oliveira de Azeméis, evoluiu de uma pequena empresa familiar para uma multinacional com mais de 1.200 profissionais em todo o mundo e uma carteira de clientes diversificada. A sede, em Oliveira de Azeméis, conta com uma equipa de cerca de 100 colaboradores que dá apoio a projetos nacionais e internacionais.
Em 2008, a empresa abriu um escritório no México e em 2012 outro no Brasil. No entanto, foi durante a pandemia de Covid-19 que a PTC Group registou o maior crescimento. «Em dois anos conseguimos passar de 50 pessoas para 500 devido aos novos hábitos do teletrabalho que chegaram com a pandemia. Anteriormente tínhamos de fazer vistos de trabalho, negociar condições de mudança. Hoje em dia, enviamos o computador pelo correio e o contrato com docsign, tudo à distância. Apesar de a pandemia ter sido um momento muito difícil, conseguimos reinventar-nos com o talento que ficou disponível no mercado», revela Tiago Monteiro.
Atualmente, a empresa está presente em mais de sete países (incluindo Estados Unidos, Espanha e China), e expandiu a sua presença para Marrocos. Tiago Monteiro explica: «África é um continente em rápido desenvolvimento e, por isso, identificámos um grande potencial de talentos que pretendemos aproveitar ao máximo para impulsionar a nossa inovação e o crescimento.»