No dia 25 de julho, o ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos (na foto ao centro), esteve nas instalações do Grupo Wellow em Carnaxide, acompanhado pelo embaixador em Portugal, Eurico Monteiro (à esquerda). A visita decorreu no seguimento do primeiro projeto de internacionalização do grupo, que visa a capacitação e a mobilidade laboral de profissionais de Cabo Verde.
Recrutamento & Seleção Especializado, Formação Profissional, Consultoria e Outsourcing são os serviços que serão disponibilizados na sucursal de Cabo Verde do grupo, que apostará na qualificação de pessoas, no desenvolvimento de soluções empresariais e na criação de riqueza para a população local.
Este é o primeiro projeto de internacionalização da Wellow e a escolha de Cabo Verde dá-se pelas semelhanças culturais, pela estabilidade e pela abertura ao investimento português, sendo o país considerado o local ideal para este primeiro passo, que o grupo acredita ser um projeto piloto para outros que se seguirão.
A representatividade de colaboradores cabo-verdianos no Grupo Wellow é significativa: das 6.768 pessoas à data, 45% são estrangeiras e destas, 8,4% são cabo-verdianas.
Jorge Santos e Eurico Monteiro visitaram as instalações do Grupo Wellow, assistiram a uma apresentação do grupo e a um momento final de confraternização com alguns colaboradores cabo-verdianos afetos a operações várias, como construção civil, hotelaria, limpeza e saúde, que puderam partilhar as suas experiências pessoais e profissionais.
César Santos (à direita), founder e presidente do Grupo Wellow, assinalou: «A visita do ministro das Comunidades e do embaixador de Cabo Verde é um motivo de orgulho, pois reflete a forma distinta como o Grupo Wellow procura tratar os seus colaboradores e relacionar-se com eles, neste caso com a comunidade cabo-verdiana. Cabo Verde foi o país escolhido para a Wellow abrir a primeira sucursal fora de Portugal, pelo que estamos convictos de que este estreitar de relações será importante para o nosso grupo, mas também para o povo cabo-verdiano. Pretendemos agilizar futuros processos de recrutamento para trabalhadores vindos de Cabo Verde, mas também queremos levar a nossa experiência para o mercado de trabalho local com a oferta de alguns dos serviços, nomeadamente Recrutamento & Seleção, Formação Profissional, Consultoria e Outsourcing.»
A Rádio e Televisão de Portugal (RTP) acompanhou a visita da delegação cabo-verdiana. A reportagem pode ser vista aqui.
De assinalar que o Grupo Wellow, sediado em Carnaxide, é um grupo empresarial português que gere um portefólio diversificado de negócios de Recursos Humanos, Outsourcing, Energia & Telecomunicações e Mediação Imobiliária e de Seguros. Presentes em todo o território nacional, tem mais de 5.000 colaboradores ativos e agrega no seu portefólio empresarial as marcas Header, Talenter, Knower, Futurcabo, Exato Seguros e Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal. Há 25 anos no mercado, tem mais de 800 clientes empresariais ativos e um volume de faturação acima dos 100 milhões de euros.