A Numen, empresa brasileira de consultoria em tecnologia, anunciou a contratação de Ana Alves (na foto) como gestora comercial e executiva de contas para Portugal. Ana Alves vai fortalecer a equipa da Numen e apoiar o crescimento orgânico e estruturado da empresa na Europa, e será responsável pela prospeção de mercado, pelo desenvolvimento comercial e pelo relacionamento com clientes e parceiros.
Com 21 anos de experiência profissional, incluindo 14 anos dedicados ao sector de tecnologias da informação e comunicação (TIC), Ana Alves é board member e country leader da Women In Tech Portugal e tem desempenhado um papel crucial a promover a integração de mais mulheres no mundo da tecnologia, bem como na internacionalização e no desenvolvimento de projetos inovadores.
Ana Alves conta com uma sólida formação académica, incluindo um MBA em Gestão da Tecnologia da Informação, pela FIAP, e um MBA em Gestão de Projetos, pela Estação Business School, além de várias certificações em áreas estratégicas como Neurociência, Agile Mindset, Transformação Digital e Inovação. Durante a sua carreira, destacou-se em posições de liderança em empresas como Grupo Aldeia Global, Neoris, e IT Gest/ Grupo Ideias Dinâmicas e Wakaru. Como fundadora da Follow Trend TIC, desenhou estratégias para tração e escala de negócios, implementou soluções de inteligência artificial (IA) e geriu vendas e eventos.
Sobre este desafio, assinala: «As boas referências sobre a Numen e a paixão e o compromisso demonstrados durante o processo seletivo foram decisivos para a minha escolha. O meu objetivo é apoiar a expansão orgânica e estruturada da empresa, alavancando a sua vasta experiência e conhecimento por Portugal e Europa.»
A função de Ana Alves está alinhada com a estratégia de crescimento da Numen na Europa. A sua atuação será essencial para impulsionar o desenvolvimento comercial e criar uma base sólida para as operações europeias.
«Estamos em Portugal há um ano e sentimos a necessidade de expandir a nossa área comercial. A chegada da Ana Alves é fundamental para fortalecer a nossa presença na Europa, especialmente em Portugal. Estamos muito entusiasmados com a sua contratação», referiu Danilo Santos, chief executive officer (CEO) da Numen Europa.
Além do Brasil e de Portugal, a Numen já está presente nos Estados Unidos. Emprega mais de 700 pessoas e conta com mais de 90 clientes. Especializada em sistemas de gestão empresarial, com grande expertise na plataforma da alemã SAP, tem diversificado o portfólio para responder às necessidades de transformação digital dos clientes. Nos últimos três anos, a tecnológica brasileira tem registado um crescimento consecutivo na casa de dois dígitos e terminou 2023 com um volume de negócios global de 50 milhões de euros.
Compromisso com a inclusão e a diversidade
Em 2009, a Numen foi fundada por Patrícia Terue, uma mulher de espírito empreendedor, humano e de muita coragem. Desde então, é uma empresa de tecnologia que tem como preocupação promover a inclusão e a diversidade de género no sector de TI. A empresa já está a desenvolver estratégias para melhorar estes números, ao promover um ambiente inclusivo e incentivar a participação feminina nos seus processos seletivos.
Atualmente, a Numen conta com 32% de mulheres entre os seus colaboradores, e mantém essa proporção nos cargos de liderança.
Um exemplo das suas iniciativas é o programa interno NEW (Numen Empower Women), um projeto focado em unir colaboradoras para criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e qualificado. O NEW procura apoiar e empoderar as mulheres da Numen, ajudando-as a avançar em direção aos seus objetivos e promovendo a diversidade e inclusão não só dentro da empresa, mas também no mercado de tecnologia como um todo.
Além desta iniciativa, em julho a Numen lançou o livro «TI de Salto by Numen», em parceria com Sylvia Bellio. O livro reune histórias profissionais de 17 mulheres que já trabalharam ou trabalham na empresa. A décima mulher é a própria fundadora, Patrícia Terue, cuja história constitui um relato inspirador de liderança e inovação.