Número 151, setembro-outubro de 2024

A edição 151 da «human», além da distribuição habitual em banca, pelo núcleo de assinantes e pelos associados da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, tem distribuição no «Top Board  Meeting», marcado para o Porto, a 26 de setembro, no Quartel General de Santo Ovídio, com organização da Just Media, a editora da revista, e do conselheiro de estratégia e performance Tiago Domingues.

O novo evento reforça a presença da revista a norte e vem na linha de outros organizados desde há alguns anos, na zona de Lisboa, como o «Fórum de Líderes para a Gestão do Talento» e a «Conferência Human» (que aliás tem a edição de 2024 agendada para o dia 7 de novembro, no Iscte, em Lisboa).

O destaque de capa vai para Miguel Gonçalves, fundador da Magma Studio, consultora que aposta na atração e na retenção de talentos, um empreendedor que vê na tecnologia uma das áreas com maior potencial para transformar a nossa economia e a sociedade portuguesa e que acredita que é possível colocar Portugal numa posição de liderança a nível mundial. Miguel Gonçalves está ligado ao projeto da «Maior Aula de Programação do Mundo», concebido com o Instituto Superior Técnico, e que, diz, «foi pensado como uma forma de capacitar os jovens, de lhes mostrar que podem desenvolver as suas carreiras aqui e que o país tem o potencial para ser um líder na inovação tecnológica; a ideia é não só formar, mas também inspirar uma nova geração de profissionais que vejam em Portugal um lugar onde podem crescer e prosperar».

A edição é muito diversa, com várias outras entrevistas e também algumas reportagens, nomeadamente sobre formação (inovar no desenvolvimento de soft skills), recrutamento (sobre como a tecnologia vai fazendo aí uma autêntica revolução), contact centers (como impactam no emprego e no desenvolvimento de competências dos mais jovens) e responsabilidade social (com casos de empresas bem conhecidas, mostrando de como a traduzem na prática.

Resumo da edição

– Editorial: António Manuel Venda

– Zoom: Spotlight/ Best Of/ Dicas (Bem-estar)

– Primeira Opinião: Rita Mexia, Gi Group Holding

– Entrevista de Capa: Miguel Gonçalves, Magma Studios

– Em Foco: Recrutamento – uma revolução pela tecnologia

– Inteligência Artificial; Opinião (Luís Cadillon, Cegid)

– Especial: Consultoria – apoio aos departamentos RH

– Entrevista: João Pedro Rato Boga de Oliveira Ribeiro, Exército Português

– Estudo: Saúde mental no local de trabalho

– Em Direto: Ricardo Matrtins, CEGOC

– Dossier: Formação – inovar no desenvolvimento de soft Skills/ Formação de executivos

– Um Dia na Empresa: Hugo Luz, Grupo Medinfar

– Destaque: Contact centers – impacto no emprego e no desenvolvimento de competências dos mais jovens

– Reportagem: Responsabilidade social – como acontece na prática

– Espaço RH: Em Síntese, Web, Livros, Agenda

– Lifestyle: Hotel (Intercontinental Porto)/ Restaurante (Aqui Há Peixe)/ Automóvel (Mercedes-Maybach SL 680)

– Última Página: Sara Gorjão, tb.lx

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

Edições anteriores

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.

Scroll to Top