A Sesame, plataforma de software de gestão de recursos humanos (RH), chegou ao mercado português. Fundada em Valência, a empresa já é uma referência em Espanha, consolidando-se como uma solução all-in-on” para a digitalização, a centralização, a automatização e a otimização de processos na área de RH. Em plena expansão internacional, a empresa foi impulsionada por uma ronda de financiamento de 23 milhões de euros em maio e escolheu Portugal enquanto destino estratégico para alargar as operações e dar a conhecer às empresas nacionais a sua solução.
A Sesame nasceu em 2015, motivada pela necessidade de desenvolver uma solução interna para o controlo de horários. O que começou como uma ferramenta simples, rapidamente evoluiu para uma plataforma abrangente, que integra funcionalidades como controlo de assiduidade, gestão de férias, recrutamento, avaliação de desempenho e gestão financeira, para otimizar a eficiência operacional das empresas e facilitar uma gestão mais eficaz dos colaboradores.
Uma das grandes mais-valias da Sesame é a integração de novas funcionalidades de software com recurso a inteligência artificial (IA), que aprimoram e reforçam ferramentas como People Analytics, avaliações de desempenho, recrutamento e comunicação interna. Estas tecnologias inovadoras permitem uma análise preditiva baseada em dados reais e facilitam a tomada de decisões estratégicas de forma mais informada. Além disso, contribuem para o aumento da produtividade e redução significativa da carga administrativa associada à gestão de pessoas, libertando as equipas de RH das tarefas demoradas, podendo focar-se noutro tipo de iniciativas.
Albert Soriano, chief executive officer (CEO) e fundador da Sesame, assinala: «O nosso software foi desenvolvido para ajudar as empresas a fazerem mais com menos esforço. Queremos libertar os recursos humanos das tarefas repetitivas e administrativas, para que possam focar-se no que realmente importa: desenvolver talento e promover o bem-estar dos colaboradores, enquanto aumentam a eficiência das empresas. A nossa missão é clara: transformar a gestão de RH a nível global, através da tecnologia.»
A recente ronda de financiamento marcou um momento importante na trajetória da Sesame. Além de consolidar a sua posição no mercado espanhol, este financiamento tem impulsionado a expansão para novos mercados, como é agora o caso de Portugal.
Tiago Santos Pereira, vice-president para Community and Growth, destaca que a escolha de Portugal como um dos principais destinos de expansão da plataforma foi uma decisão que vai além da proximidade geográfica e cultural. O verdadeiro diferencial deste mercado está no seu crescente nível de digitalização e no forte compromisso com a inovação tecnológica. Conforme refere: «Estamos muito entusiasmados com a entrada em Portugal, um mercado que compreende o impacto da digitalização no ambiente de trabalho. Queremos promover o desenvolvimento profissional destes colaboradores e acreditamos que a nossa plataforma será uma ferramenta indispensável para as empresas portuguesas que queiram otimizar os seus processos.»
O investimento, liderado pela GP Bullhound e apoiado pela PSG Equity, permitirá à Sesame continuar a inovar e a levar a plataforma para o próximo nível. Com mais de 8.000 clientes em Espanha e 300.000 utilizadores, a empresa encontra-se num processo de expansão internacional, com a ambição de chegar a mais de 30 países, incluindo mercados na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina.
Para celebrar o seu lançamento em Portugal, a Sesame tem vindo a promover afterworks exclusivos para profissionais do sector, nas cidades de Braga, Porto e Lisboa. Trata-se de iniciativas num ambiente descontraído, oportunidade para os participantes se conectarem com líderes do sector, partilharem conhecimento, trocarem experiências e explorarem as inovações que estão a redefinir o futuro da gestão de RH.