Um regresso mais seguro às aulas

Dicas para garantir a proteção das nossas compras

Texto: Allianz Partners/ Imagem: Freepik

O regresso às aulas é uma das épocas mais desafiantes para as famílias, com gastos substanciais que impactam o orçamento familiar. Segundo vários estudos, há uma média clara que podemos avaliar. É aceite afirmar que os encarregados de educação em Portugal deverão gastar em média 598 euros por criança neste ano letivo, representando até uma redução de 34 euros em relação ao ano anterior, segundo os mesmos estudos, porém continuando a ser um valor muito alto de custo para uma família normal portuguesa.

Sublinhamos nesta altura de consumo a importância de garantir que todas as compras sejam feitas de forma segura e consciente, protegendo os consumidores em cada etapa do processo.

Embora as despesas escolares variem, é possível reduzir os custos ao reutilizar materiais do ano anterior, recorrer a compras em segunda mão e planear as aquisições com antecedência.

As associações de consumidores recomendam ainda comparar preços em lojas físicas e on-line para evitar gastos desnecessários.

Regras de proteção para compras escolares

Partilhamos algumas dicas essenciais para assegurar uma maior proteção ao realizar compras, tanto presencialmente como on-line:

» em lojas físicas:

– verificar as políticas de devolução de cada loja; a devolução sem motivo não é obrigatória;

– em caso de devolução com vale, este não pode ter data de validade;

– guardar sempre os talões de compra, essenciais para reclamação de garantia;

– assegurar-se de que a loja oferece o livro de reclamações.

» compras on-line:

– proteger os dispositivos para garantir uma navegação segura e evitar malware:

– evitar redes Wi-Fi públicas que não garantem a proteção dos dados;

– confirmar que a página de compra on-line é segura, com início em HTTPS e o ícone de cadeado visível.

Allianz Partners


A Allianz Partners tem uma posição de destaque mundial em seguros e assistência B2B2C (business to business to consumer), oferecendo soluções globais que abrangem saúde internacional e vida, seguro de viagem, mobilidade e assistência. Orientados em função dos clientes, os seus especialistas estão a redefinir os serviços de seguros, entregando produtos e soluções de alta tecnologia que vão para além dos seguros tradicionais. Os seus produtos são integrados de forma estruturada e sustentável nos negócios de parceiros ou vendidos diretamente aos clientes e estão disponíveis através de várias marcas comerciais, incluindo Allianz Assistance, Allianz Travel e Allianz Care. Presente em mais de 70 países, a empresa tem cerca de 22.600 colaboradores, que falam mais de 70 idiomas, lidam com mais de 72,9 milhões de casos por ano e oferecem igualmente tranquilidade aos clientes em todo o mundo.

Scroll to Top