CUPRA e Marset

Explorar uma ligação única

Texto: Redação «human» Imagem: DR

A paixão por criar designs autênticos voltou a unir os caminhos de duas marcas criadas na cidade de Barcelona, Marset e CUPRA. O resultado desta nova colaboração é a luminária Marset x CUPRA Dipping Light, um diálogo entre o material e o intangível que evoca o mais recente e rebelde design da CUPRA, o show car DarkRebel. Francesca Sangalli, responsável pela área Colour & Trim and Concept & Strateg’ da CUPRA, e Jordi Canudas, designer da Marset, acompanham-nos numa viagem às profundezas desta ligação única.

Moldar com luz

«Na CUPRA, damos grande importância à luz como elemento, indo além da sua funcionalidade», afirma Francesca Sangalli. Um exemplo disso são as transparências cristalinas no interior do show car CUPRA DarkRebel. «Exploramos o diálogo entre fisicalidade e transparência; uma figura escultural feita com material transparente ganha vida e adquire outro significado quando iluminada», explica. Para Jordi Canudas, trabalhar a luz de forma física é fundamental: «A luz é invisível; só se torna visível através da matéria.» Na Dipping Light, três intensidades de luz fundem-se com as três tonalidades de cor, «brincando com reflexos e texturas para oferecer uma nova perspetiva do mesmo objeto», acrescenta.

Trabalhar com cor

O processo de cor é essencial na produção artesanal: «O abajur de vidro é mergulhado em tinta líquida para criar estas camadas de tons da CUPRA que se destacam contra a base de cobre, a cor emblemática da marca, típica do ADN da CUPRA», afirma Jordi. A ideia surgiu da experiência com novos acabamentos, muito semelhante à busca pelo tom perfeito no show car CUPRA DarkRebel: «As camadas sobrepostas de tinta preta criam uma intensidade de luz difusa que emana da lâmpada», explica Francesca. O tom final foi conseguido através de um trabalho em camadas, «primeiro com pigmentos que conferem uniformidade à superfície e depois com partículas de metal que trazem fluidez e reflexos», complementa.

Procura por autenticidade

«Os show cars como o CUPRA DarkRebel são veículos únicos; quebram convenções e permitem-nos reinterpretar o futuro através da inovação, desenvolvendo um manifesto de design ao longo do caminho, afirma Francesca. No caso da Dipping Light, devido ao seu fabrico manual, «cada uma é especial, com pequenas manchas distintas, conforme as condições atmosféricas do momento, a mistura de pigmentos ou o processo de secagem», comenta Jordi, assinalando: «É isso que lhe confere o toque rebelde e provocador, enfatizando a imperfeição do material.»

Obsessão por design

Assim como o show car CUPRA DarkRebel, a criação da Marset x CUPRA Dipping Light também destaca a obsessão pelo design. A luminária, já disponível no marketplace da CUPRA, é um dos primeiros itens do CUPRA Design, o novo estúdio de design independente da marca. A Marset e a marca de joalharia MAM são duas das empresas que partilham a filosofia da CUPRA e aplicaram o seu estilo desafiante e pouco convencional aos seus próprios produtos. «Porque o design transcende os veículos e, como um fio condutor, une-nos num processo de inspiração constante», conclui Francesca.

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A CUPRA é a marca desafiante e não convencional que reúne emoção, eletrificação e performance para inspirar o mundo a partir de Barcelona. Criada em 2018, tornou-se uma das marcas automóveis que mais cresce na Europa e conta com uma rede de pontos de venda especializados em todo o mundo.

De assinalar que em Portugal a CUPRA é distribuída pela SIVA|PHS, que distribui ainda outras marcas: Audi, ŠKODA, SEAT, Bentley, Lamborghini, Volkswagen e Volkswagen Veículos Comerciais. Desde 2019, a SIVA|PHS integra o universo da Porsche Holding Salzburg, a maior empresa europeia de distribuição automóvel, subsidiária a 100% do Grupo Volkswagen.

Em relação à Marset, é de referir que nos últimos anos a empresa se destacou como uma marca jovem com forte presença e vocação internacional. Os seus responsáveis acreditam que as pessoas estão no coração da Marset e que o seu sucesso atual e futuro depende muito delas. Apostam em relacionamentos duradouros e consolidados, não apenas com clientes e designers, mas também com a equipa. E ainda assinalam: «Quando se trata de iluminar um espaço, a luz permite-nos decidir o que revelar e o que esconder, num jogo de contrastes que gera um efeito surpresa. Em qualquer ambiente, as lâmpadas tornam-se objetos que ajudam a conectar com o lugar, trazem proporção e geram intimidade e aconchego. É assim que a luz ajuda a que nos apropriemos do lugar e a que aí possamos sentir-nos confortáveis.

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